O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Itinerários romanos (pagina in italiano)
Por Marco Gasparri - Tradução Fabio Luiz Braggio - votaVote o melhor do Ponto!

itinerari romaniQuando se tem a sorte de viver numa das mais belas cidades do mundo, no meu caso falo de Roma, freqüentemente se perde o contato com as maravilhas que cotidianamente pintam a paisagem; talvez isso seja devido à rotina que ofusca nossa vista e nos impede de ver as belezas que estão a nossa volta. Mas um dia nos reencontramos, quase por acaso, quase contra nossa vontade, a ter que acompanhar um parente ou amigo que nos pede a cortesia de guia-lo por um giro turístico pela cidade.

Aos nossos olhos aparece no seu esplendor o Coliseu e no alto, "er cuppolone", então nos faz pensar a todas as outras obras que ainda não tivemos modo de conhecer por causa daqueles monumentos universais que obrigam todos nos, e a cada turista com poucos dias à disposição, a limitar a quantidade de lugares para visitar. Freqüentemente, assim, se apagam também muitas histórias e fatos da Roma popular, aquela que ainda hoje vive através dos velhos versos e canções ou nas muitas receitas da gastronomia da capital. A história, cultura, mas sobretudo para nos romanos "o que somos e de onde viemos" é contado exatamente nos silêncios aparentemente estáticos dos prédios e das ruas que posam seu fundamento naquelas sete colinas de onde tudo parece ter tido início.

Foram eles mesmos que eu quis pegar como ponto de partida para uma série de itinerários que querem ser a tentativa de fornecer uma perspectiva diferente da viagem de descoberta de Roma, não únicas mas complementares a todas as outras informações que todos irão querer repetir. Para mim, não resta outra coisa senão esperar para fazer uma coisa agradável: dar minhas boas-vindas pessoais.

Primeiro Itinerário: Esquilino (Mapa do itinerário em Power Point - Instruções para o download)

Segundo Itinerário: Celio (Mapa do itinerário em Power Point - Instruções para o download)

 

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum