O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares freccia Itinerários Romanos Esquilino (pagina in italiano)
Por Marco Gasparri

anterior - seguinte

SAN GIOVANNI IN LATERANO

san giovanni in lateranoSan Giovanni in Laterano, a mais antiga igreja do mundo, é a sede do vescovado de Roma. Foi construida sob o pontificado de Melchiade. A fachada actual se apresenta com uma ordem colossal de pilastres e semicolunas coríntias que sustenta o frontão com tímpano central e a balaustrada com suas quinze estaduas de Nosso Senhor, dos Santos João Baptista e Evangelista e dos sábios da Igreja.

O interno, com 130 metros de comprimento, é dividido em cinco naves separadas por colunas, com transepto pouco esteso e absíde; verdadeira vasilha de obras de arte e notícias históricas esconde no seu interno a imagem de Bonifácio VIII anunciando o primeiro jubileu. Refência fundamental dos peregrinos do mundo todo San Giovanni in Laterano é também a etapa de uma peregrinação romana.

A romaria começou em maio de 1551, quando San Filippo Neri, no tempo jovem allora novello sacerdote estava morando em San Girolamo. Os fieis que estavam junto consigo na igreja saiam para um passeio até os lugares sagrados, mentre no domingo o nos dias de tempo bom e de festa o passeio ficava maior; os destinos eram as Tre Fontane, a basílica de São Paulo, para depois ir em direção da rua Appia, para as catacumbas de São Sebastião e logo depois ter almoçado na sombra de uma vinha, voltavam chegando em San Giovanni in Laterano antes e em Santa Croce in Gerusalemme. Filippo e seus fieis as chamavam "visite". Nasceu assim, espôntaneo, a peregrinação mais conhecida de Roma: a visita às sete igrejas. A romaria às sete basílicas jubilares teve um sucesso tal que em poucos anos chegou, sob o pontificado de Pio IV, a contar seismil participantes.

Os grandes espaços de praça San Giovanni hospedam também o predio sede do Vicario, sería o Papa no papel de bispo de Roma. O novo edificio foi construido perto da basílica original em frentes dos restos do velho predio, hoje restaurado; a obra compreende um nicho de mosaico, a sala de jantar de Leone III, chamada Triclinio, e a capela di S. Lorenzo conhecida como Sancta Sanctorum. O Sancta Sanctorum foi construido em 1278, para guardar algumas reliquias sagradas; para entrar na capela situada no primeiro andar tem umas escada, entre elas a Scala Santa, subida de joelhos dos fieis na sexta santa. Mas a praça oferece hospidalidade também a muitos dos eventos musicais que caraterizam a vida jovem da cidade, primeiro entre todos o concerto do dia primeiro de maio (dia dos trabalhadores).

Informações:
Horários visítas Scala Santa
7-12 e 15.30-19

Alguns links úteis:
http://www.romasegreta.it/monti/piazzas.giovanniinlaterano.htm

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum