O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares frecciaItinerários Romanos Esquilino (pagina in italiano )
Por Marco Gasparri

seguinte pagina successiva

O ESQUILINO

A maior entre as sete colinas dá seu nome ao bairro XV de Roma. Antigamente povoado o Esquilino foi sempre considerado periférico respeito à cidade verdadeira, pois uma hipotese sobre a sua etimologia faria-o derivar do latim esquiliae que indicava os subúrbios.

Foi graças à reforma do imperador Augusto que trasformou-se a região além o agger dos muros republicanos, uma espécie de grande descarga de lixo da cidade; próprio naqueles lugares, até então degradados, nasceram os maravilhosos Orti di Mecenate nos quais entre as outras construções tinha uma torre muito alta, lugar onde, como nos conta Svetonio, Nerone assistiu ao incêndio de Roma. Até o fim do império o Esquilino foi sede de vilas (Horti), mentre na Idade Média a região foi sede de muitas ordens religiosas para se tornar novamente (desde o 1600) residência de abitações privadas.

Este primeiro itinérario começa intencionalmente desta entre as sete colinas, porque o bairro homônimo, aparentemente periférico respeito ao centro historico tem entre os seus mais recentes simbolos Termini, principal estação de trens da cidade, nó fondamental do transporte público capitolino e porta de entrada dos estranjeiros. Uma viagem à descoberta da Città Eterna não podia começar noutro lugar.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum