O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares freccia Itinerários Romanos Celio (pagina in italiano)
Por Marco Gasparri

anterior - seguinte

FUOR DE PORTA

As ruas além a porta leva-nos para as muitas realidades da vida da periferia, caraterizada pelos rostos que em silêncio constroem a história romana, aquela mais verdadeira, causa e idéia preciosa para produções da televisão e do cinema. E come nos filmes de vez em quando alguém consegue sair da multidão realizando próprios sonhos. Quem sabe o que pensava, naquelas ruas, o jovem Francesco Totti antes de tornar-se a estrela que todo mundo conhece e ama, não somente para sua extraordinária técnica, é so lembrar que em 2004 Pelé o considerou um dos melhores jogadores ativos, mas sobretudo pela sua ativitade além do campo como embaixador do Unicef.

Provavelemente ele também quando era moço, como muitos outros apaixonados, ia pela rua Cristoforo Colombo para chegar ao gramado das “Tre Fontane” onde o clube do Roma treinava no passado, mas cujo nome lembra-nos sobretudo o lugar das tres fontes de marmore, obra do Della Porta, que correspondem aos pullos que, como conta a tradição, a cabeça de San Paolo fez depois de ser decapitada, deixando em cada queda uma fonte milagrosa. O sítio das Tre Fontane em Roma é situado na rua Laurentina, uma avenida com árvores que aos tempos dos antigos romanos era chamada “ad aquas salvias”.

Entre todas estas antiguidades necessitaríamos de um espaço pelo lazer, pronto tem o Luneur, luna parque da cidade, um dos maiores parques de lazer de Itália e com certeza o mais antigo, inaugurado em 1953 no novo bairro EUR (nascido por vontade de Mussolini para a Esposição Universal de Roma do 1942) ponto de chegada de uma ideal viagem no tempo que do Colosseo nos leve até os nossos dias.

Informações:
Luneur
Via delle Tre Fontane - Tel. 06.592.5933
Metro B
Terça feira - fechado

Alguns links úteis:
http://www.santiebeati.it/dettaglio/20400
http://www.luneur.it/index.php

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum