O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares freccia Itinerários Romanos Celio (pagina in italiano)
Por Marco Gasparri

anterior - seguinte

COLOSSEO – LUDUS MAGNUS

colosseoO Anfiteatro Flavio, mais conhecido como Colosseo, é com certeza entre todos os monumentos aquele que mais representa a cidade e sua história; seria impensável partir sem ter-lhe dedicado um pouco de tempo. Livros, guias e folhetos turisticos, artigos editados na internet declamam em cada língua sua história milenaria, desde sua construção até os grandiosos eventos, dos saques que o espoliaram dos marmores e das estatuas que decoravam-no até a idade moderna lembrando dos filmes nos quais foi protagonista.

O venerável Beda disse numa profecia: “quamdiu stat Colysaeum stat et Roma, quando cadet et Colysaeum cadet et Roma, quando cadet et Roma cadet et mundus” (até o momento que haverá o Colosseo haverá Roma, no momento que desabará o Colosseo desabará Roma e no momento que desabará Roma, virá o mundo abaixo). Uma tão grande responsabilidade so podia ser entregue para um “grande”; tudo é “grande” quando se fala no Colosseo, mesmo o tempo esperando na fila para conseguir entrar …

Muito perto do Colosseo, em direção de San Giovanni in Laterano, se acham as ruínas de uma porção do Ludus Magnus, o principal quartel dos gladiadores, construido por Domiziano. O sítio foi descoberto no 1937, mas as escavações terminaram por volta de 1959-61. O predio, completamente em tijolos, era formado por um corpo rectangular, provavelmente de três andares, incluindo no centro um grande quintal com pórticos e uma fonte em cada esquina. Tudo em volta do quintal abriam-se cubículos rectangulares, muito provavelmente utilizados para o alojamento dos gladiadores, alguns são ainda visiveis ... No quintal pode-se observar, pelo menos parcialmente, um pequeno anfiteatro utilizado para o treinamento dos gladiadores, alcançavel através entradas colocadas em corespondência das linhas centrais e circundado por uma cávea que hospedava até 3000 pessoas. Um corredor subterrâneo chegava no meio da areia do Colosseo: este faz presumir que o Ludus Magnus era o lugar utilizado pelo treino antes da exibição dos gladiadores.

Informações:
Praça do Colosseo – Metro B
Informações e reservas tel. 06 39 96 77 00
Reservas on-line: www.pierreci.it e no centro da “Azienda di Promozione Turistica” - Via Parigi, 5 Euro 1,50. Reserva obrigatória para grupos maiore de 14 pessoas com audioguia gratuita.
Horário: 9 - 1h antes do anoitecer.
Entrada Euro 9,00 + Euro 2,00 suplemento mostra.

Alguns links úteis:
http://www.archeorm.arti.beniculturali.it/sar2000/Colosseo/colosseo.asp
http://www.romasegreta.it/celio/ludusmagnus.htm

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum