O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares freccia Itinerários Romanos Esquilino (pagina in italiano)
Por Marco Gasparri - Tradução Anna Grazia Barbaro

anterior - seguinte

ESTAÇÃO TERMINI – “PIAZZA DEI CINQUECENTO” - TERMAS DE DIOCLEZIANO

A estação é um  dos poucos edifícios públicos construídos em Roma após a  segunda guerra mundial; sempre trafegada por milhares de pessoas com suas bagagens e suas histórias; pessoas apressadas, tensas e confusas, a mais frenética representação da metrópole romana. Mas infelizmente, neste tráfego pode-se esconder alguns perigos. Mas antes de darmos início, queremos dar um bom conselho: «olho na carteira!».

stazione terminiNos últimos anos a estação passou por um processo de modernização e hoje oferece pontos como restaurantes e lojas  e um acesso ao shopping capitolino, mas sobretudo oferece balcões  de informações e mapas da cidade para o grande fluxo de turistas que por lá transitam.

Saindo da estação, encontra-se a "Piazza dei Cinquecento", denominada assim em 1888 em homenagem aos soldados italianos mortos em Dogali. Um obelisco de pedra granito vermelho, içado pela primeira vez por Ramset II a Eliopoles e transportado pelos romanos à Italia para servir  de ornamento ao templo de Iside, e hoje às margens da praça recorda o triste episódio; o escondem com olhares desatentos uma série de edículas onde os apaixonados por velhos livros esperam encontrar raras edições  a baixo custo e onde à noite encontram reparo aqueles que usam o papel para se cobrirem.  Antes da homenagem aos caídos de guerra, a praça era denominada de "Piazza Termini" ; nome derivado da vizinha “Termas de Diocleziano, as maiores construídas em Roma, e cuja  ruínas emolduram a praça;  o ingresso ao sito archeológico faz companhia à alguns vendedores ambulantes que expõem  suas mercadorias  e ao quiosque que com seu nome lembra os templos de "Gambrinus", café-concerto no qual nasciam no início dos anos de 1900 os primeiros personagens do inesquecível Petrolini.

petroliniVinte anos de histórias inesquecíveis, de "Giggi er bullo" a "Gastone",  hoje fazendo parte do repertório de muitos atores, mas também do quotidiano  e da maneira de dizer e de rir dos romanos, inclusive dos mais jovens. Magnitude em sua originalidade expressiva, em seus ritmos saltitantes e futurísticos  e no  rarefeito da "estupidez inteligente", Petrolini nasceu do espetáculo de teatro-revista, soube criar um vasto repertório de frases cômicas, o gosto pelos jogos de palavras; permaneceu sempre ligado à sua vital raiz romana e canalhocrata, que o levou também à  sátira  social mais mordaz e irônica.

Informações:
Terme di Diocleziano
Roma, Via Enrico de Nicola 79
Informações e reservas +39.06.39967700 (segunda-sabado 9-13.30 e 14.30-17)

Alguns links úteis:
http://www.it.wikipedia.org/wiki/Roma_Termini
http://www.romaviva.com/Stazione-Termini/terme_di_diocleziano.htm
http://www.pierreci.it/do/show/content/0000000211
http://www.italiamemoria.info/petrolini/petrolini.htm

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum