O Ponto de Encontro - Banner
Home freccia Lugares freccia Itinerários Romanos frecciaCelio (pagina in italiano)
Por Marco Gasparri

anterior - seguinte

ARCO DE DOLABELLA E SILANO – CLIVO SCAURI

dolabella e silanoApós ter passado na frente do hospital militar do Celio nas proximidades da praça da Saude Militar, pode-se ver um arco colocado sob as grandes estruturas do aqueduto de Nero e conhecido como Arco de Dolabella e Silano. Alguns restos de tijolos parecidos com aquelos do muro Serviano tinham feito pensar que o arco fosse a velha porta Celimontana dos muros republicaos do IV século a.C, situada nesta parte do Celio.
Além o arco o Clius Scauri, é a unica estrada antiga ainda reconhecivel na maioria do seu percurso, apesar que a primeira parte tinha uma direção um pouco diferente com a actual rua S. Paolo della Croce. Em proximidade da praça SS. Giovanni e Paolo, foi construido um templo em homenagem do emperador Claudio após sua morte dopo la morte acontecida em 54 d.C.. cujas fundações são ainda visiveis, guardadas sob a base da torre sineira e no convento da básilica.

Deixendo o clivo e ultrapassados os arcos de sustentamento que ultrapassa a estrada, à isquierda são visiveis os restos de uma grande sala em moldura de básilica datavel em volta do IV - V século d.C. que para uns estudiosos deveria ser a biblioteca fundada por o papa Agapito. No fim do clivo, além o ábside da sala, são visiveis três capelas anexas à igreja de S. Gregorio, uma das quais (em homenagem de Santa Barbara) foi construida sobre as ruinas de uma insula romana (séculos II - III d.C.) cuja façada é ainda reconhecivel junto com as entradas de duas tabernae, sobre das quais uma serie de consolas em marmore que provavelmente sustentavam uma varanda.

Link úteis:
http://it.wikipedia.org/wiki/Archi_antichi_di_Roma

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum