O Ponto de Encontro - Banner
Home Música MusiCaboVerde (pagina in italiano)
Por Antonio Danise - Tradução Darcy Grillo Di Franco

MusiCaboVerde

MusiCaboverdeCabo Verde é um arquipélago de dez ilhas, situado em pleno Oceano Atlântico, ao longo da costa do Senegal. Nos séculos passados, a partir da segunda metade de 1400, para cá convergiram pessoas oriundas de diversos continentes. As culturas e tradições da África, Europa, América Central e América do Sul, fundiram-se de forma tão indissolúvel que deram origem a um conjunto absolutamente único no género.

O património musical está entre um dos mais variados e ricos do mundo e constitui a expressão cultural mais importante de Cabo Verde. A música está presente em quase todos os eventos e actividades dos cabo-verdianos. Com efeito, os momentos mais importantes de suas vidas, não raro, são acompanhados de manifestações musicais.

Morna, coladera, funaná, batuko, tabanka, finaçõn, lundum, talaia baxu, colá San Jon, são só alguns dos géneros musicais que compõem esse rico patrimônio cultural, muitos dos quais, não se tem registro quanto a procedência, alguns são de origem europeia , outros de indubitável raiz africana.

(Antonio Danise - Associazione "Capo Verde e non solo"- mail: capoverdenonsolo@gmail.com)

 

Os géneros musicais

 Morna
 Coladera
 Batuko
 Funaná

 

Os cantores

 Luís Morais
 Ntoni Denti d'Oro
 Katchás

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum