O Ponto de Encontro - Banner
Home freccia Música frecciaMusiCaboVerdefrecciaMorna (pagina in italiano)
Por Antonio Danise - Tradução Darcy Grillo Di Franco

Morna

Celina Pereira

Celina Pereira

A morna é, sem dúvida, o género mais conhecido e aquele que acima de qualquer outro melhor traduz o espírito do povo cabo-verdiano, sendo, por muito tempo, o género musical mais significativo de Cabo Verde.
A localização do arquipélago – no centro dos tráfegos marítimo e comercial entre os continentes - , favoreceu o intercambio de tradições culturais e, portanto, musicais, o que contribuiu para o surgimento da morna. De facto, demonstra estreitas ligações com o fado português e até com a modinha brasileira. Para o musicista cabo-verdiano Vasco Martins, a morna deriva do lundum angolano, todavia, outros estudiosos afirmam que nasceu dos cantos e lamentos dos escravos da colônia de São Tomé e Príncipe , ou até das líricas árabes .

Embora não se tenha notícias seguras quanto a sua origem, a maioria das fontes concorda que tenha nascido em Boavista na segunda metade do século XIX, época em que a ilha ocupava um lugar de expressiva importância do ponto de vista económico. “Brada Maria”, composta em 1870, é considerada uma das primeiras composições do género.

No decorrer dos anos a morna passou por variações. Inicialmente, na ilha de Boavista, os músicos cantavam acontecimentos do dia-a-dia, histórias da sociedade local, relações amorosas, ou ainda, histórias de naufrágios e consequentes depredações – restos de naufrágios são, até hoje, visíveis nas águas que circundam Boavista - . Num segundo momento, no início do século XX, principalmente com a chegada do poeta e escritor  Eugénio Tavares, oriundo da ilha de Brava, a morna adquiriu um carácter romântico e sentimental e, as canções, além de falar da dor pela partida , de emigração e nostalgia – em Brava a emigração toma o rumo da América do Norte - , falam também de “ um mundo feito de flores e belas mulheres” e, sobretudo , de amor.

Ao chegar a ilha de São Vicente, a morna passou por uma nova fase. Músicos como Luis Rendall, Jotamont, Sergio Frusoni – este último de origem italiana, e principalmente o compositor  B.Léza,  introduzem  modificações, inclusive , na harmonia, nisto, influenciados também pela música brasileira – introdução do semitom -  . Começam, também, a tratar de temas ligados à política ou a personagens importantes, seja para enaltecer suas qualidades morais, ou mesmo para fazê-los alvo de zombaria.   

Hoje, a morna é tocada em todas as ilhas e mais frequentemente em tom maior, o que lhe confere uma característica menos dramática e melancólica. Sua intérprete mais conhecida, que divulgou a morna internacionalmente é, sem dúvida, Cesária Évora, cantora muito amada em sua terra natal e entre as comunidades cabo-verdianas  residentes no exterior.

O crioulo cabo-verdiano sempre foi o instrumento de comunicação oral, ao contrário do português , cujo uso é mais frequente no campo político administrativo. É a língua utilizada nas relações sociais entre cabo-verdianos e, naturalmente, também nas composições musicais. Até os cantores cabo-verdianos da diáspora, aqueles que foram emigrados ou nasceram no exterior, cada vez mais usam o crioulo como meio de divulgação de sua cultura e expressão de seus sentimentos, ademais, o crioulo é considerado um dos elementos fundamentais de expressão da  caboverdianidade , aquele sentimento de pertença a uma comunidade, que vai além do limites geográficos do arquipélago.

Os grandes compositores e interpretes de morna, contribuíram para elevar o crioulo à qualidade de verdadeira língua. Entre os intérpretes destacam-se, pela grande importância na divulgação da música e da cultura cabo-verdiana , os cantores Bana, Cesária Évora, Celina Pereira, Paulino Vieira e Ildo Lobo. Entre os compositores ainda em actividade, a primazia cabe, sem dúvida, a Manel d´Novas, autor de centenas de mornas e coladera interpretadas pelos mais notáveis cantores cabo-verdianos.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum