O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um italiano no Brasil Sobre outro planeta (pagina in italiano)
por Giancarlo Perlo - trad. Luci Augusto de Castro

anterior - seguinte

17/7/2006 - Rio de Janeiro: Sobre um outro planeta

Chego ao Rio de Janeiro como se chega em outro planeta. São seis horas da tarde, mas já é escuro (estamos nos trópicos). Corremos na estrada que une o aeroporto internacional ao centro da cidade, atravessando quilômetros de favelas, com as janelas fechadas, não obstante o calor, por precaução contra eventuais assaltos. À noite aqui não param nem nos semáforos. E. me propõe de ir ao mercado fazer umas compras, antes de chegar ao meu apartamento. Observo que é domingo e noite: na Itália estaria tudo fechado...mas não no Brasil! Aqui os supermercados são frequentemente abertos 24 horas, compreendendo os dias feriados. E existem farmácias, restaurantes, academias, até dentistas que não fecham nunca.


Comentários:

Não são em todos os semáforos que não se deve parar. Em muitos deles, se você não parar, vai provocar seguramente uma tragédia. Quando se conhece o local e sabendo se tratar de ambiente hostil, o aconselhavel é não parar mesmo. Mas isso não é regra em toda a cidade. (Elaine, Rio de Janeiro)

Todo o Brasil é um outro planeta. Pelo menos é muito diferente da Europa. Tem esses transtornos causados pela globalizaçao, pela exploraçao capitalista, etc., mas tem também muita coisa boa, muita gente boa, muita diversão, muita tranquilidade, basta que se saiba onde, quando e com quem andar.
Respeito a sua experiência difícil, mas não pode generalizar como se todo o Brasil fosse so isso. O Brasil é grande demais para ser "generalizado". (Stela Maris, Bahia)

Para enviar comentários (os comentários anónimos, sem mail ou ofensivos não serão publicados)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum