O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um italiano no Brasil Itaparica (pagina in italiano)
por Giancarlo Perlo - trad. Luci Augusto de Castro

anterior - seguinte

3/8/2006 – Salvador da Bahia : Itaparica

Fui até a Ilha de Itaparica para fugir do calor e do barulho de Salvador. Como em um pequeno restaurante mais que modesto, onde o dono, gentilíssimo, diz-se honrado de ter um cliente italiano e me trata como se eu fosse um embaixador ou um príncipe. Fala de Sofia Loren, Marcelo Mastroianni, me fala para voltar quando quiser, que serei sempre bem-vindo.  Distancio-me com um vago sentimento de culpa, sabendo que não o verei nunca mais.

Encontro um canto na praia, sentado precariamente sobre uma viga de madeira. Experimento observar as coisas assim como são, sem pensar. Deixo-me atravessar pelas imagens e cores....

Azul vermelho amarelo das barcas, branco e marrom da praia, o mar quase sem cor, azuis  brancas e em todas as tonalidades de cinza as nuvens. Verde e ferrugem sobre as árvores. Rumores de água, resmungos da lancha  em partida do cais, pássaros, moscas, um cão que late longínquo, galos que cantam ao meio-dia, palmas com as folhas inclinadas pelo vento. Uma mãe segue o filho para conseguir que ele tome banho. Ele chora, mas a luta dura pouco. E’ apanhado e levado para dentro de uma choupana, ali mesmo na praia. Pouco depois um fio de água e espuma passa embaixo de um muro precário de madeira, e vai para o mar.

Para enviar comentários (os comentários anónimos, sem mail ou ofensivos não serão publicados)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum