O Ponto de Encontro - Banner
Home LugaresAlfabeto ItalianoBerlusconi (pagina in italiano)
Por Giancarlo Perlo - Tradução Anna Grazia Barbaro

Berlusconi

Silvio BerlusconiSilvio Berlusconi nasce em 29 de setembre de 1936 em Milão. Formado em Direito, inicia sua carreira de empreendedor no setor de construção, realizando, entre os anos de 1961 a 1973, diversos empreendimentos condominiais em zonas residenciais e centros comerciais (shoppings) nos arredores de Milão.

Em seguida dedica-se ao setor de televisão: em 1980 transforma a "Telemilano", televisão privada local fundada por ele, em Canal 5, que logo se torna a primeira rede de televisão nacional. Em 1985 um oficial da justiça ordena a saída do ar de seus canais de TV, mas em seu favor intervém Bettino Craxi, presidente do Conselho naquela período, autorizando-o a transmitir em todo território nacional. Com a aquisição de "Italia 1" em 1982 e de "Retequattro" em 1984, as suas redes de TV tornam-se as principais concorrentes da televisão do estado, a RAI.

O seu ingresso na política deu-se em 1990: diante da queda da Democracia Cristã e do Partido Socialista Italiano, após o escândalo de "Mani Pulite (Mãos Limpas)" (com muitos políticos de primeiro escalão presos por corrupção), decide "scendere in campo" ("aparecer em cena", como ele mesmo ama repetir) fundando Forza Italia. Em três meses o novo partido, do nada, obtém mais de 20 por cento dos votos e ganha as eleições políticas de 1994. A sua primeira experiência de governo tem vida curta e se conclui alguns meses depois, mas Berlusconi volta novamente ao governo com as eleições de 2001, com uma coalizão de partidos de centro-direita denominada Casa delle Libertà (Casa da Liberdade).

Berlusconi se define "um empreendedor a serviço da política" e a sua aproximação à política baseia-se em slogan simples e incisivos e em campanhas eleitorais conduzidas com um grande apoio dos meios de mídia e com o apoio de suas redes de televisão. Do seu ponto de vista, governar uma nação é como governar uma grande empresa: daí a sua intolerância diante das negociações entre os partidos e dos limites impostos pela Constituição Italiana.

Na Italia, Silvio Berlusconi foi alvo de várias acusações de corrupção, falso em balanço e por concurso externo em associações mafiosas e lavagem de dinheiro sujo e sofreu também numerosos processos, alguns dos quais ainda em curso, outros concluídos com a prescrição do reato. Conduto, Berlusconi sempre respondeu, acusando por sua vez os magistrados de estarem a serviço da oposição, desenvolvendo uma campanha política contra ele.

A oposição de centro-esquerda, por sua vez, o acusa de "conflito de interesses", devido a enormes interesses empresariais (fundou a holding "Fininvest", com ramificações em diversos setores econômicos), nos mídias (é proprietário de várias redes televisivas) e políticos concentrados em sua pessoa.

Enfim, além de político e empreendedor, Berlusconi é também presidente desde 1986 do time de futebol do Milan A. C., que sob sua gestão venceu numerosos troféus nacionais e internacionais.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum