O Ponto de Encontro - Banner
Home Viagem a Portugal Dia 5 (pagina in italiano)
 

 

5° dia Nazaré-Figueira da Foz-Coimbra 100 km

Arcodamos cedo, já visitámos a cidadezinha ontem, pois retomamos a viagem. Antes, porém, um pequeno almoço com vista para o oceano. Apanhamos  o elevador para o Sítio, conseguindo carregar as bicicletas. Chegamos em cima e gostamos da vista sobre Nazaré com a luz da manha. Pedimos informações para chegar a S.Pedro de Moel. Nos mandam para a estrada nacional, nos percebemos logo e voltamos atras ao Síitio. Saímos para Praça dos touros e, pedindo frequentemente informações , conseguimos tomar uma  lindíssima estrada numa mata, nao longe do mar.

Farol Pedro do MoalDez minutos depois o insuportável fragor da estrada nacional mudou ao quase absoluto silêncio da natureza. É muito importante pedir informações frequentemente, para não perder o caminho, há milhoes de bivios que ajudam a tomar a estrada errada e infelizmente o estado do asfalto é terrível. Na temporada da nosso viagem, porém, houveram trabalhos para renovar a estrada, desejo encontrá-los acabados. Chegamos a S.Pedro  e  vamos para beira-mar, onde há um  bonito farol e  belas vistas.

Começa uma ciclovia, que agradecemos muito, depois  os suplícios causados por o asfalto, mas ou menos 5 quilómetros. A Pedrogão acaba a ciclovia. Paramos a um mercado coberto, onde aprovisionamos de frutas e sorrisos portugueses.
Comemos as frutas na praia, e no bar nos espera uma cerveja a temperatura portuguesa (cerca do zero absoluto) e um pouco de Fado. A moça, que gosta mais do pop, nos fala de Marisa Cruz,  famosa cantora do Fado, mas não consegue encontrar um disco dela.

Nos aconselham ir à lagoa Erideira, assim fazemos um pequeno desvio ao nosso caminho. Pedalamos poucos quilómetros para encontrá-lo.  É bonito e especial, com sua praia de areia e os piers de madeira, nos recompensa da brutalidade do asfalto. Retomamos a estrada na mata, para dirigir-nos para Figueira da Foz. Há pontos onde a estrada é lindíssima. Cuidado com as bifurcações, peçam informações frequentemente.

Cruzamos a estrada nacional, perguntamos umas vezes se há um caminho alternativo, ma sem sorte. Por ventura faltam só uns dez quilómetros. Chegamos a Figueira e somos obrigados a percorrer a ponte. Conseguimos pedalar para  o caminho pedonal.
Vemos poucas coisas de Figueira, mas nos basta para dirigirmo-nos o mais depressa possível à estação, buscando um comboio para Coimbra

Chegamos a Coimbra e nos dirigimos para a Pousada da Juventude, no ponto mais alto da cidade. Chegamos cansadíssimos, e infelizmente nao há lugares. A nossa boa estrela (e a nossa preciosa guia) nos ajuda a encontrar uma pensão situada em uma da mais lindas praças do centro histórico. Coimbra è deliciosa: nos espera um jantar fantástico, depois um pouco de Fado, vinho verde e um passeio encantador. Vamos dormir já pensando no pequeno almoço que nos espera no dia seguinte à Pastelaria Nicola.

Frase do dia : Tudo tem sentido (Titulo de uma canção que escutamos pela tv)

Dia 6

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum