O Ponto de Encontro - Banner
Home Viagem a Portugal Dia 6 (pagina in italiano)
 

 

6° dia Coimbra-Aveiro-Porto 120 km

A Pastelaria Nicola honra seu nome: muito bons café e bolos, viva Nicola!

Conseguimos sair com o comboio das 8.12 horas e descemos em Aveiro às 9.15 horas. A estação de Aveiro é muito linda,  toda adornada de azulejos, em ótimo estado de conservação. A cidade nos decepciona um pouco: damos uma volta no centro, mas fugimos logo. A nossa guia nos conselha uma visita à Costa Nova. Saímos.

Percorremos uma estrada paralela à nacional, pouco movimentada, e chegamos depois de  meia hora. O povoado é lindo, vale umas fotos e um rápido passeio de bicicleta. Nos dirigimos ao cais do Aveiro para  tomar o barco para S.Jacinto. Carregam as bicicletas sobre o tecto. O barco émuito pequeno e eu pensei que viria a Portugal para pedalar, não para nadar. Pra nossa sorte a viagem no barco leva apenas dez minutos. Em S.Jacinto breve parada, para aprovisionar-nos de fruta. O caminho  entre  S.Jacinto e Torreira  fica sempre perto da lagoa. Pedalar é lindo, a estrada tranquila.

Igreja de VálegaEm Torreira ficamos enfeitiçados com o pequeno porto de barcos e moliceiros (barcos esplendidamente decorados, vagamente em forma de gôndolas). Demoramos fazendo fotos. Paramos para uma pequena refeição e retomamos a viagem. Em Furadouro voltamos para Ovar/Válega. A guia nos aconselha uma igreja  inesquecível. É verdade: a igreja é uma explosão de cores e também no interior as decorações são simplesmente espectaculares. Visitamos Ovar muito rapidamente, de bicicleta: talvez merecia mais tempo. Tem muitos edifícios e igrejas com lindas decorações e em ótimo estado de conservação. Em Furadouro tomamos uma estrada na mata. Começamos a sentir os quilómetros, mas pedalar entre os arvores torna mais leve a fadiga.

Saímos da mata e pedalamos junto às praias antes do Porto. São muito lindas e limpas, mas não paramos. Infelizmente as indicações não ajudam muito e, em Villa Gaia, pertinho do Porto, nos perdemos. Conseguimos encontrar uma indicação para a Ponte de Arrabida e chegamos no Porto exaustos. Porto nos espera implacável com subidas assustadores e gasta as nossas últimas energias. A dona da Pensão França Residencial nos adopta e nos entrega novamente à vida com pão, presunto e um copo do seu vinho verde: todo o nosso agradecimento.

Depois de uma memorável ducha, vamos comer um jantar maravilhoso e vamos ver a cidade, que nos parece muito linda depois do inicial desgosto, devido ao cansaço e aos imprevistos. Vamos à estaçáo e percebemos a sua lindeza,  apesar dos trabalhos. Porto é linda mas a nossa sensaçáo éque vai a ser muito mais linda depois da conclusáo dos trabalhos para Portugal 2004.

Frase do dia: Cuidado com o cão (lida numa placa)

Dia 7

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum