O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares São Tomé e Príncipe (pagina in italiano)
 

mapa de São ToméSão Tomé e Príncipe

As ilhas de São Tomé e Príncipe foram achadas por Pedro Escobar e João de Santarém, navegadores portugueses ao serviço de um rico comerciante chamado João Gomes. São Tomé foi descoberta a 21 de Dezembro de 1470, mas só começou a ser colonizada no ano 1500, com a chegada dos primeiros Portugueses e dos plantadores de cana-de-açúcar. A ilha do Santo António foi descoberta a 17 de Janeiro de 1471 e passou depois a chamar-se Príncipe em homenagem a D. João II.

O actual chefe de estado é Fradique de Menezes que substituiu o Miguel dos Anjos Trovoada em 2001.

 

Geografia

Situada no Golfo da Guiné, a aproximadamente 300 km da costa ocidental do continente africano, São Tomé e Príncipe - a Pérola do Equador, atravessada pela linha imaginária com o mesmo nome - é o segundo estado mais pequeno de África. O arquipélago é de origem vulcânica, é constituído pelas ilhas de São Tomé e do Príncipe e tem uma superfície total de 1001 km quadros.

 

Clima

Ilheu das Rolas

Ilheu das Rolas

As ilhas apresentam um clima equatorial, quente e húmido, com chuvas frequentes entre os meses de Setembro e Maio. A temperatura média é de 25ºC, variando entre os 21 e 31ºC. Duas estações distintas caracterizam o clima do arquipélago: a estação quente e chuvosa, que vai de Outubro a Maio, e a estação seca e amena, conhecida por "gravana", que se regista nos restantes meses (meados de Maio a Agosto), geralmente de céu aberto.

 

Fauna e flora

Devido as suas condições naturais, as ilhas constituem um autentico paraíso botânico para os estudiosos em varias espécies animais e plantas endémicas nela existentes. Muitas das cerca de 70 espécies de plantas são originárias de América e até da Europa e do oriente.

 

Turismo

Ilheu das Rolas

Ilheu das Rolas

O desenvolvimento do turismo poderá fazer deste país paradisíaco um destino de férias topo de gama.

O arquipélago dispõe de uma variedade de actividades desportivas e de lazer, com uma paisagem luxuriante, de beleza rara e ainda intacta.

A gastronomia é rica, baseada em peixe e mariscos. O "calulú" é um dos pratos tradicionais mais apreciados.

Existem algumas unidades hoteleiras dignas de crédito, incluindo residenciais e pensões. Para quem desejar conhecer história das "roças" (estabelecimentos agricolas pela produção do café), algumas delas dispõem de instalações próprias.

 

Quando e como ir a São Tomé

O clima favorece visita em qualquer época do ano. A frequência dos voos internacionais é regular. Para viajar a São Tomé há hoje várias alternativas ao longo da semana: além da companhia aérea TAG, que voa a partir de Luanda, também há a TAP que leva e traz passageiros duas vezes por semana. A Air Luxor e Air Gabon são outras duas companhias pelas quais se pode chegar ao arquipélago.

 

Vistos

Podem ser obtidos no consulado no exterior, nos países onde São Tomé e Príncipe tem representação diplomática, ou no aeroporto de São Tomé à chegada.

 

 

Destaques

São Tomé e Príncipe: Imagens de Viagem no Ponto de Encontro (em italiano)

S.Tomé e Príncipe: o paraíso perdido

Viagem a São Tomé e Príncipe

Links

All Africa News

Lonely Planet

Sul sito di "Turisti per caso"

The world fact book of Cia on São Tomé e Príncipe

Jornal digital de São Tomé e Príncipe

Diário Téla Nón

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum