O Ponto de Encontro - Banner
Home LínguasCaderno de língua portuguesa A hora do verbo Haver (pagina in italiano)
Por Maria Esmene Comenale

A hora do verbo Haver

Às vezes até eu fico em dúvida na hora de usá-lo, mas vou mostrar, através de algumas regrinhas básicas, solucionar esse "mistério".

Haver, como sinônimo de existir, suceder, fazer, é impessoal e, portanto, não tem sujeito. O verbo fica na terceira pessoa do singular: Não há vagas / Havia muitas pessoas / Nunca houve tantos acidentes de trânsito.

A regra mantém-se no caso de haver formar uma locução com um verbo auxiliar: Deve haver muitas pessoas ali. Quando haver pode ser substituído por ter, a concordância é normal: Ainda não haviam sido feitas as correções / Hão de cumprir o prazo.

Há, a - Há indica passado e pode ser substituído por faz: Eles saíram há muito tempo / As aulas terminaram há duas semanas. A exprime distância ou tempo futuro: O atirador estava a dois metros de distância / Estamos a dez meses das eleições. Repare que em nenhum dos casos o a pode ser substituído por faz.

Há, havia - Quando o verbo que acompanha estiver no imperfeito ou mais-que-perfeito, deve-se usar havia: Ele estava lá havia (e não há) muito tempo / Ele estivera lá havia (e não há) muito tempo. Regra prática. Substitua haver por fazer, que ficará clara a forma a usar: Ele estava lá fazia (e não faz) muito tempo. Ele estivera lá fazia (e não faz) muito tempo. Repare que a ação se encerrou: o indicaria que ela prossegue.

Admite-se com imperfeito ou mais-que-perfeito em dois casos: a) Se o tempo for considerado a partir do momento em que se vive: Tivera uma discussão com ele há 15 dias (o tempo é contado a partir do momento atual); b) se o imperfeito estiver no lugar do perfeito: Há cem anos nascia Vila Lobos (Vila Lobos nasceu há cem anos).

Há ... atrás. O uso do rejeita o atrás quando se refere a tempo. Então, há seis anos atrás fui contratado é redundante. O correto: há seis anos fui contratado ou seis anos atrás fui contratado.

Há cerca de, a cerca de, acerca de - Há cerca de usa-se no lugar de faz aproximadamente: Há cerca de dois anos o Brasil foi campeão / Partiu há cerca de 15 minutos. A cerca de ou cerca de corresponde a perto de, aproximadamente: os jogadores ficaram a cerca de 20 metros uns dos outros / Cerca de 100 pessoas estavam lá. Acerca de equivale a sobre, a respeito de: Falou acerca do autor.

Há menos de, a menos de - Na locução há menos de, o encerra idéia de passado e pode ser substituído por faz. Partiu para a França há (faz) menos de dois meses.

Em a menos de, o a indica distância, quantidade ou tempo futuro e não pode ser substituído por faz: Estava a menos de 3 metros do abismo / Falou a menos de 50 pessoas.

Há tempo, a tempo - Em há tempo, o pode ser substituído por faz ou existe: Ele chegou há (faz) tempo / Há (existe) tempo de sair e tempo de ficar. Na locução a tempo, o a é preposição e pode ser substituído por outra preposição (e nunca por faz). Chegou a (com) tempo de assistir ao jogo.

 

Para participar no Caderno de língua portuguesa, escrevam ao Ponto de Encontro

 

Publicado com a gentil permissão de:

Jornal da Paulista

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum