O Ponto de Encontro - Banner
Home Pontos de Vista  Opiniões (pagina in italiano)
Por Marco Olmeda e Giancarlo Perlo - Tradução Anna Grazia Barbaro

 

Uma opinião de Marco Olmeda 21/12/2005
Pizza à brasileira...
 
Pizza à brasileiraFalemos então dessa famosa "pizza brasileira". Na realidade não sei se podemos chamá-la de pizza... é redonda sim e o odor quase nos faz lembrar a nossa pizza..., mas, entrando em umas das numerosas assim chamadas "pizzarias" existentes no Brasil, é preciso preparar-se para o pior. A dúvida contraditória que nos atormenta sempre é: que pizza é essa ??

Pode acontecer às vezes (se tivermos sorte) de saborear uma "margherita" ou um "salame picante" (sem falar que no lugar do salame eles colocam a linguiça) que nem de longe parece uma "pizza". Mas na maioria dos casos temos a impressão que na realidade trata-se de um caso fortuito de homonímia. Falemos claramente: o que os brasileiros chamam de "pizza", na realidade não é.

O que nos deixa mais perplexos é a massa. Praticamente: servem à mesa essa coisa ( que continuam chamando de pizza, mas só por comodismo) espessa almenos dois centimetros, crua por dentro (e como poderia ser de outra forma?) e coberta com uma avalanche de "mozzarella" (se é que podemos chamar de mozzarella... mas isso já é outro capítulo). Se você come um pedaço, fica satisfeito por um mês... eu comí 3/4 e tive visões!

Considerando a quantidade de calorias de cada pedaço, se poderia substituir tranqüilamente as "rações K", utilizadas pelos militares nos casos de emergência para sobreviver. Aí esta, talvez se fosse chamada de "ração K", se evitariam todas as possibilidades de equívocos e ambiguidade: pelo menos assim, uma pessoa indo à uma "pizzeria" no Brasil, saberia o que a espera...

  Comentários

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum