O Ponto de Encontro - Banner
Home Pontos de Vista  Opiniões (pagina in italiano)
Por Inês Duarte

 

Uma opinião de Inês Duarte 27/11/2005
Todos somos "imigrantes" de nós mesmos
 
Vivemos em um mundo onde somos, acima de tudo, "imigrantes" de nós mesmos. Infelizmente a palavra imigrante está associada a uma idéia de dificuldades, no geral..

Basicamente, a palavra imigração, quase poderia ter uma tradução em segundo plano, onde o significado quisesse dizer apenas "busca". E nesse sentido, penso que está diretamente relacionada com tudo o que o tema "imigração" sugere (afinal, todo imigrante busca algo). Na verdade este sentimento está presente no ser humano frequentemente, independente de raça, cor ou religião. A razão é que somos imigrantes de nós mesmos, neste processo em que a própria vida nos leva a buscar sempre algo mais, dentro ou fora de nós mesmos. Talvez o mundo hoje caminhe para uma imigração eterna, caracterizada por essa busca das necessidades pessoais de cada ser humano: quem sabe?

Imagine-se um brasileiro, como exemplo, sonhando com uma bela Itália, com um povo acolhedor, com uma culinária absolutamente fantástica, com uma riqueza cultural enorme e com profunda curiosidade e desejo de conhecimento.

Também, já agora, imagine-se um italiano, em outro exemplo, fascinado pela cultura de solidariedade vivida em meios mais complicados e pobres de algumas regiões do Brasil, sonhando em vivenciar isso de perto e prestar algum auxílio mais de perto.

No primeiro caso parece ser tipicamente normal e tentador para um brasileiro "correr" e imigrar atrás deste sonho. Porém no segundo caso fica mais difícil imaginar pessoas com vidas stabilizadas que estejam querendo deixar seu conforto para atuar em campos nada confortáveis em alguma favela brasileira. Porém, essas pessoas, que deixam "sua" Europa e vão em busca de ajudar o outro, do outro lado do mundo, também existem!

Nossas buscas, e constante "imigração" de nós mesmos, surgem com as mais diferentes causas e motivações pessoais. Talvez estejam até mesmo indiretamente ligadas ao que não podemos explicar. Não sei dizer, mas sou, sem dúvida, uma imigrante de mim mesma buscando o caminho para casa. E sou incondicionalmente uma amante do homem. Esse animal racional, mas muito emocional, capaz de tudo para encontrar o que procura!

  Comentários

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum