O Ponto de Encontro - Banner
Home Pontos de Vista  Opiniões (pagina in italiano)
Por Giancarlo Perlo - Tradução Fabio Luiz Braggio

 

Uma opinião de Giancarlo Perlo 13/5/2006
A partida mais bonita do mundo
 

Era o verão de 1982 e eu tinha 20 anos. O Mundial daquele ano era na Espanha e a Seleção Italiana tinha começado bem mal: três empates em seguida na etapa classificatória e uma qualificação ganha por um triz, somente graças aos tiros de meta. No segundo turno, enfrentamos a Argentina e o Brasil, dois times fortíssimos, contra as quais parecia não haver nenhuma esperança.

O primeiro milagre acontece na partida contra a Argentina: aplicando o típico jogo "à italiana", com uma defesa sólida e com ações velozes em contrapé, a Seleção dirigida por Enzo Bearzot conseguiu bater a Argentina de Maradona: 2 a 1, resultado incrível ! O próximo adversário era o Brasil de Telê Santana, um time que até então tinha ganho todas as partidas, sem nem mesmo um empate. Ninguém acreditava que tivéssemos qualquer possibilidade de fazê-lo. O jornalista esportivo Gianni Brera escreveu naquele tempo que iria a pé em peregrinagem ao santuário de Compostela, se a Itália tivesse ganho (não sei se depois fez isso mesmo...)

Assim chegou a fatídica data do encontro, em 5 de julho de 1982, no estádio Sarriá de Barcelona. Naquele período estudava na universidade longe da minha cidade, mas voltava para casa nas férias de verão. Meus amigos porém, eram quase todos ainda longe, para fazer os exames universitários e assim, nos encontrávamos somente em dois, Angelo e eu, vendo os jogos pela televisão da sala da sua casa. As ruas eram desertas e silenciosas: todos estavam em casa na frente da televisão.

Tínhamos certeza que iríamos perder, a gente dizia isso um para o outro, resignados... Mas, em algum lugar do fundo do coração, continuávamos a esperar que acontecesse o impossível! E depois de somente 5 minutos do apito inicial, o impossível acontece: Paolo Rossi, ajudado na área por um chute milimétrico de Cabrini, faz o gol de vantagem italiano: me lembro uma tensão física fortíssima, quase como se no campo estivesse eu também.

E de fato o Brasil se jogou furiosamente adiante com uma força espantosa, atropelando nossa defesa: aos 12 minutos Sócrates tinha já empatado! 1 a 1 e a Itália estava fora do Mundial. No nosso quarto ficou um silêncio triste e resignado: nos iludimos por apenas alguns minutos...

O segundo milagre acontece nos 25 minutos e foi de novo Paolo Rossi a marcar, aproveitando de um clamoroso erro defensivo do adversário. Angelo e eu nos abraçamos incrédulos e quase tontos, enquanto lá fora pareciam todos enlouquecidos de alegria.

O segundo tempo começou de novo com o Brasil no ataque e a Itália desesperadamente na defesa. Não poderia durar: aos 68 minutos Falcão marcou um esplêndido gol e gelou nossas esperanças. Lembro de ter pensado que empatar com aquele Brasil seria já um esplêndido resultado e que talvez teríamos podido quase ficar contentes...

Mas de novo acontece o incrível! Ainda Paolo Rossi nos 74 minutos, com grande oportunismo, rouba uma bola na área e marca pela terceira vez: 3 a 2! Ficamos em pé, começando a gritar como loucos: a sensação é que toda a Itália era de pé como nós. Nos últimos minutos aconteceu de tudo: um gol que nos foi anulado, Zoff que salva mais vezes o nosso gol dos ataques desesperados do brasileiros. Mas já estávamos brindando, abraçando-nos, loucos de alegria, como se fosse o dia mais bonito de nossas vidas...

Depois do jogo, as ruas eram cheias de gente em festa, como nós felizes e incrédulos, um pouco tontas, como depois de uma bebedeira. Me lembro das imagens nos telejornais dos brasileiros que choravam e de um homem em especial que, entre lágrimas, dizia: Parabéns à Itália, vocês são os mais fortes!

Desde então não vi mais uma partida tão bonita e intensa. Procurei e esperei muitas vezes de reviver as mesmas emoções, mas em vão. Talvez porque eu tinha 20 anos e com 20 anos todas as coisas parecem novas e únicas, talvez porque realmente aquela foi a partida mais bonita do mundo...

  Comentários

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum