O Ponto de Encontro - Banner
Home Focus Mais uma crise para Guiné Bissau (pagina in italiano)
Por Andrea Sommazzi

Mais uma crise para Guiné Bissau

Guiné Bissau, ex colônia portuguesa situada na África ocidental, è uma das nações mais pequenas da África continental. Este país está ente os 20 países mais pobres do mundo. Apesar dos bons recursos mineiros (petróleo, bauxita e fosfatos) que não são explorados por falta de infra-estruturas, a frágil economia guineense vive geralmente de agricultura e pesca. A primeira voz da economia deste país è a exportação do anacardo.

A crise tem mesmo a ver com o anacardo: já no 2005 uma invasão de locustas pôs em crise esse sector; agora mesmo è a queda da pergunta deste produto que deixa preocupados os cultivadores locais. Em particular os Estados unidos reduziram à metade o pedido deste produto, parece por causa de uma tendência que está a banir o anacardo da alimentação a causa dos seus efectos negativos na dieta. Quem fica mais pobre são os cultivadores que são obrigados a deixar apodrecer as colheitas por falta de pergunta.

Mais um flagelo por esta terra atormentadas da guerras e crises. Cada dia o futuro parece mais duvidoso para a gente deste fantástico mas desventurado País (18/11/2006)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum