O Ponto de Encontro - Banner
Home Música Canções do autorIvano Fossati (pagina in italiano)
Tradução Tatiana Buff

 

IVANO FOSSATI

Grande expoente da escola genovesa, nasce em 1951 e estréia nos anos 70 com algumas canções muito ritmadas e de estrutura próxima ao rock, primeiro com o grupo Delirium e em seguida em carreira solo. Encontra, no entanto, rapidamente, a sua veia artística que, partindo freqüentemente de temáticas muito pessoais e intimistas, transforma e reinterpreta até torná-las uma visão de mundo. Incansável inovador, colabora com muitos músicos italianos e estrangeiros (para os quais compõe canções - Loredana Berté, Fiorella Mannoia, Mia Martini entre tantos outros - ou com quem toca) e experimenta sempre, a cada novo disco, novos arranjos musicais e novas sonoridades, mesmo permanecendo sempre, inconfundivelmente, fiel a seu próprio estilo.

 

GUIA À AUDIÇÃO

Cantor e compositor muito culto e musicalmente bastante preparado, constrói um universo próprio, feito de coisas mínimas, mas reinterpretadas em chave profundamente original e poética. Suas canções raramente são engajadas em sentido explicitamente político, mas exprimem sempre uma forte tensão ética, no doloroso sentimento de ser pertencente à comunidade humana e no rigoroso trabalho de construção musical, jamais negligenciado. Consegue cantar textos muito difíceis, tornando-os, se não compreensíveis ao raciocínio, todavia claríssimos ao coração. Mas não se refugia sempre na complexidade: é capaz de lances líricos, de canções de amor, de melodias pretensamente audíveis. Trabalha muito as sonoridades, a estrutura rítmica, a instrumentação das próprias composições.

 

OS DISCOS

700 giorni, 1986
Fossati já é praticamente reconhecido como um dos maiores autores de canções na Itália, mas ainda não está, talvez, ‘absorvido’ completamente pelo grande público. Chega assim o álbum de "Una notte in Italia", canção que se torna quase um hino, aliás, um ‘anti-hino’, uma prece de amor, profunda e melancólica pelo país.

La pianta del té, 1988
Musicalmente perfeito, atento à combinação cuidadosa de palavras e sonoridade, vale-se da colaboração de Teresa De Sio, Fabrizio De André e de Fransceco de Gregori para compor canções potentes e devastadoras como ‘Quei posti davanti al mare’ e ‘Terra dove andare’.

Lampo viaggiatore, 2002
Após várias experimentações (inclusive um álbum instrumental), volta ao seu modo inconfundível de fazer música, realizando uma série de obras-primas musicais, como ‘C'è tempo’, ‘Il bacio sulla bocca’, ‘Io sono un uomo libero’ (cantada também por Adriano Celentano).

 

NA INTERNET

Fossati.net

Fossati.it

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum