O Ponto de Encontro - Banner
Home Música Canções do autor (pagina in italiano)
Por Giancarlo Perlo - Tradução Tatiana Buff

 

CANTAUTORES

 

Termo derivado de "cantor" e "autor", surgido na Itália a partir do final dos anos 60 para designar um cantor que é também autor de suas próprias canções, em contraposição aos cantores que interpretavam somente canções escritas por outros.

Sobretudo no início, o termo identificava ainda, geralmente, um tipo de estilo: mais engajado e intelectual, às vezes político, em que o texto possuía freqüentemente importância maior em relação à música e tratava de assuntos diferentes em comparação às temáticas "amorosas" tradicionais da canção ligeira italiana. O modo de fazer música era quase sempre artesanal, propositalmente mais simples e direto em relação às canções "comerciais". Daí o freqüente uso de vozes, violão e outros instrumentos acústicos. Os modelos estrangeiros de referência devem ser buscados no 'chansonnier' francês dos anos 50 e no renascimento do 'folk' dos Estados Unidos nos anos 50 e 60 (sobretudo em Bob Dylan).

Na Itália, os compositores "históricos" são convencionalmente agrupados em algumas escolas (genovesa, milanesa, romana) caracterizadas não só pela posição geográfica, mas também por uma certa similaridade no estilo dos respectivos cantores.

Mais recentemente, o termo 'cantautore' ou 'cantor-compositor', tornou-se muito mais vago e impreciso, por várias razões. Antes de mais nada, muitos compositores "históricos" têm começado a cantar também canções escritas por outros e a compor texto e música para outros cantores. Além disso, a pesquisa musical também se fez mais refinada nas canções de autor por parte de alguns compositores (e portanto tornou-se menor a preferência inicial dada ao texto), enquanto outros cantores-compositores abraçaram estilos musicais mais próximos à chamada música comercial.

Ao mesmo tempo, a lição da 'canção de autor' foi de qualquer modo assimilada e herdada por toda a música italiana (contaminando-se e fundindo-se ao rock, ao rap e a todo tipo de música), de tal modo que hoje é quase sempre impossível traçar uma fronteira clara entre as diversas modalidades de expressão musical.

 

OS CANTAUTORES

Francesco De Gregori

Francesco Guccini

Ivano Fossati

 

CANÇÕES DO AUTOR

Gênova para nós (Genova per noi - Paolo Conte)

Napule è (Pino Daniele)

Os músculos do capitão (I muscoli del capitano - Francesco De Gregori)

Veneza (Venezia - Francesco Guccini)

Caruso (Lucio Dalla)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum