O Ponto de Encontro - Banner
Home Viagem a Portugal Dia 7 (pagina in italiano)
 

 

7° dia Porto-Viana do Castelo 75 km

Saímos com as bicicletas descarregadas, deixamos as bagagem no Porto, na pensão. O projecto è chegar a Viana e voltar  de comboio. Tomamos a metro na estação de Trindade e descemos em Matosinhos. 

Prosseguimos de bicicleta até Leça da Palmeira, onde paramos para olhar o espetáculo do Atlântico agitado e sentir o seu forte cheiro. Pequeno almoço em um bar da praia. Costeamos o Atlântico, atravessando Perafina, Lavra (paramos por qualquer minutos pra olhar o mercado, mas não estamos sossegados com algumas pessoas que não se parecem muito amigáveis) e  tomamos um terrível pavè de 12 km que nos conduz a Vila do Conde.

Viana do CasteloFazemos uma parada para olhar o imponente Mosteiro de S.Clara, a linda igreja, o aqueduto e para fazer compras ao mercado local. Superamos Povoa do Varzim, onde os poucos banhistas gastam os últimos dias do verão enquanto os alto-falantes espalham a mesma musica por todo o beira-mar, acompanhando o nosso caminho.

Logo depois encontramos um mercado ao lado da estrada. A interminável linha das bancas do mercado nos engole. Vende-se tudo, frutas, verduras, animais  vivos, roupas, improváveis enchidos. Rostos de camponeses portugueses nos olham com curiosidade. Conseguimos resistir à tentaçao de comprar mil coisas, apesar de o mercado parecer nunca terminar. Saímos do mercado e retomamos o caminho. Por causa do dia de festa, muitos camponeses vieram da campanha para vender os produtos da terra. Poucas outras distracções antes de chegar a Viana.

Viana do Castelo é muito linda. A basílica de S.Luzia inicialmente se esconde atrás de uma nuvem, depois aparece e, junto a um sol brilhante, saúda a fim da nossa viagem. A pastelaria da Praça da República nos desafia com uma colecção completa de tentações. Festejamos a nossa chegada compartilhando um gigantesco strudel que logo ganha um lugar entre as muitas  belas lembranças dessas férias.

Frase do dia: Faz doer o cu (o pavè)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum