O Ponto de Encontro - Banner
Home Viagem a Portugal Dia 3 (pagina in italiano)
 

 

3° dia Sintra-Peniche 100 km

Antes de sair, damos uma volta pela cidade, que merece a visita. Não vemos os arredores, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, que nos conduziria demasiado longe do caminho programado. Porém, em Pastelaria, degustamos Queijadas e Travesseiros : extraordinários. Tomamos o caminho para o mar, evitando Mafra: vemos o mosteiro ao longe. A estrada, pouco movimentada, nos conduz ao mar, a altura da Foz do Lisandro: deliciosa a praia. Muitos surfistas, Fabio os descreve como "pássaros marinhos em grupo no mar".

Procedemos  para  Ericeira, donde conhecemos Mariana.  A  sua amiga diz que é um pouco louca,  nós a achamos simpática,  quer dizer que  nos dará seu  lugar  no  manicómio.  Ericeira  é uma  aldeia muito bonita,  vamos a pé entre ospalácios brancos e azuis do centro histórico, depois saímos.

Praia de Santa CruzA etapa do dia prevê de chegar a Peniche, assim pedalamos até Santa Cruz, que, vista pela estrada principal parece um lugar pouco atraente, mas que depois 55 km de bicicleta fica muito bonito para uma parada. Temos boa sorte: a praia de Santa Cruz  è uma pequena gema. Ficará nas nossas lembranças como um dos mais bonitos lugares de nossas férias. Comemos um pouco de fruta e verdura e uma cerveja fria, Imperial. Depois vamos para o mar: a areia é fina e limpa, a praia quase despovoada, há um penhasco muito bonito. Tudo fica lindo, é uma pena parar só umas duas horas. Aliviamos a aflição de ter que sair em uma Pastelaria da aldeia: descobrimos o bolo a Gila, extraordinário.

Retomamos o caminho e paramos a Areia Branca. A praia é bonita, mas depois a vista de Santa Cruz, tudo nos parece normal. Assinalamos a ótima colocação da Pousada, mesmo em frente ao mar e em excelente estado de conservação. Nos paramos a tomar um cafezinho e partimos novamente, sem parar até Peniche, grande porto turístico. Nos espera uma ducha e uma inesquecível comida de peixe. O lugar tem um atmosfera um pouco decadente e pouco curada, mas tem uma sua beleza, e com certeza é genuíno. Por certo não passamos despercebidos e o dono do hotel nos aconselha trancar as bicicletas o mais cedo possível.

Frase do dia: Boa viagem, melhor regresso (lida numa placa)

Dia 4

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum