O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares  Rio de Janeiro História (pagina in italiano)
 

 

Rio de Janeiro: “cidade maravilhosa”

 

Quando os navegadores portugueses, em 1º de Janeiro de 1502 atracaram na Baía, hoje conhecida por Baía de Guanabara, acreditavam ter descoberto as margens de um grande rio. Rio esse que batizaram de “Rio de Janeiro”. A cidade foi fundada por Estácio de Sá em 1º de Março de 1565, com o nome São Sebastião, em homenagem a Dom Sebastião, Rei de Portugal. Desde 1763 até a fundação da cidade de Brasília - atualmente capital do país desde 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil.

Logo após a invasão de Napoleão em Portugal, a Família Real Portuguesa juntamente com sua Côrte transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro onde em 1815 o príncipe regente, Dom João VI vem a ser coroado ao Reino Unido de Portugal e Algarves. Um acontecimento histórico e decisivo para a evolução da nação brasileira. Desde 1600 até 1800, o crescimento econômico foi incrementado pela exportação de açúcar, ouro e café. Hoje o Estado do Rio de Janeiro, depois de São Paulo é o segundo pólo industrial do Brasil, além de ser a cidade cultural do país e um importante centro turístico e político.

Mais de 6 milhões de “cariocas”, assim são chamados aqueles que nascem na cidade – animam a cidade do Rio – um povo cordial, alegre e bonito, de origem européia; prevalentemente portugueses, italianos, alemães misturados com escravos africanos e índios brasileiros. Em meio a uma natureza extraordinariamente rica, situada entre o mar e a montanha, o Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo e com todo direito, leva o título de CIDADE MARAVILHOSA. Os Pontos culminantes dessa cidade cheia de superlativos são: a praia de Copacabana, Ipanema, Leblon, Leme e Barra da Tijuca, o maior estádio de futebol do mundo – o Maracanã, o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Todos os anos, o Carnaval do Rio, por 5 dias é contagiado pela febre dessa festa única no mundo. Os “cariocas” esquecem seus problemas para participar desse gigantesco espetáculo de dança e encantamento. O ápice da festa é a passagem das Escolas de Samba pela Avenida Marquês de Sapucaí, onde as várias escolas disputam o título anual do Carnaval. Muito samba, cores vibrantes e as fantasias são os ingredientes mais importantes dessa grandiosa competição.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum