O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares  Rio de Janeiro Paço Imperial (pagina in italiano)
 

 

Paço Imperial - Palco de momentos importantes da história de um Brasil colônia

 

Paço ImperialConsiderado um dos principais monumentos arquitetônicos do Brasil, o Paço Imperial foi construído em 1743 e usado primeiramente como a casa dos Vice-Reis do Brasil. Logo após a chegada da corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, e a elevação da colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império. Marcado também por acontecimentos importantes de nossa história, o 9 de janeiro de 1822, ficou registrado como “O dia do Fico”, dia em que o príncipe regente do Brasil, D. Pedro decidiu não mais retornar a Portugal. Em 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura no país. Após a Proclamação da República em 1889, nele foram instalados os Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e hoje é um dos marcos da história cultural do Rio de Janeiro.

Após 3 anos de restauração, em 1985 o Paço reabriu suas portas ao público, e desta vez como grande centro cultural, mesclando elementos originais do prédio com outros contemporâneos. No andar térreo, são oferecidos diversos serviços que funcionam como um shopping cultural, onde o visitante encontra livrarias, loja especializada em clássicos, jazz e MPB, restaurante, cinema, bares dentre outras lojas. Os livros registram que, no mesmo espaço, atualmente ocupado pelas lojas, funcionava no século XVII, o melhor ferreiro do Rio de Janeiro. A primeira planta em escala da cidade, feita em 1713, assim como os vestígios arqueológicos revelam que no Paço Imperial funcionaram ainda a Casa da Moeda e o Armazém del Rei. No primeiro andar do prédio está a Biblioteca Paulo Santos. Formada por este historiador da arquitetura e do urbanismo, a biblioteca reúne um acervo de 6 mil volumes e 200 títulos de periódicos, a maior parte deles especializados em arte e arquitetura luso-brasileiras. As demais salas do prédio estão permanentemente abertas para exposições temporárias de artes plásticas, eventos teatrais, concertos musicais, clássicos e populares, assim como para palestras e seminários relacionados às temáticas das exposições realizadas. Convivem no Paço Imperial, em perfeita harmonia, Aleijadinho, Joseph Beuys, Maria Clara Machado, John Cage, os Rolling Stones, Helio Oiticica e Mestre Valentim.

A programação atualizada de eventos do Paço Imperial pode ser conferida NA AGENDA do site www.pacoimperial.com.br e o Paço Imperial fica na Praça XV - centro do Rio.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum