O Ponto de Encontro - Banner
Home frecci Lugares freccia Madeira frecciaUm sonho (pagina in italiano)
Por Luigi Taufer - Tradução Anna Grazia Barbaro

Um sonho

villaggio dell'interno

Qualquer viagem, mesmo a mais banal, merece atenção. O importante é não fixar-se somente na gastronomia,  arte ou paisagem, mas procurar conhecer melhor a história, as mudanças, o povo.

Para isso é necessário mais atenção e possivelmente mais tempo. É preciso pensar que talvez seja a única vez que se está naquele lugar e portanto é necessário colher o máximo de sensações possíveis. Isso tudo nos ajuda a conhecer melhor o mundo e as leis, sobretudo econômicas, que o regulamentam. Para tanto, não se deve freqüentar naturalmente certos  "vilarejos turísticos (resorts) - tudo incluído - animadores - monitores - massagistas - estética - etc, maravilhosos, mas irreais, impessoais, em suma infinitamente tristes, todos iguais e se observar bem encontrados também perto de casa. A este propósito nota-se como na Ilha da Madeira existem várias grandes  estruturas  "all inclusive" (tudo incluso), e que no entanto não são muito desenvolvidas, à diferença do norte europeu, as pequenas e pequeninas  estruturas familiares.

Enfim, o "sonho". Em uma localidade próximo de Funchal e a poucos passos de um percurso excursionístico vi uma belíssima "Quinta" em evidente estado de abandono. Os interessantes detalhes arquitetônicos me fizeram  entender  que conheceu tempos melhores. Uma restauração, sem nada acrescentar, traria o edifício a uma nova existência. O parque com castanheiras, árvores seculares e outras essências, se tratado, seria um espetáculo. Um excelente exercício público ou um "bed and breakfast" de qualidade. Há alguém que queira empreender ou mesmo sonhar?

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum