O Ponto de Encontro - Banner
Home frecci Lugares freccia Madeira frecciaAlgumas sugestões para a viagem (pagina in italiano)
Por Luigi Taufer - Tradução Marta Carpelho

Algumas sugestões para a viagem

levadas

Duas coisas são certas: se tem intenção de fazer uma vida de praia não frequente a Madeira, as praias simplesmente não existem. Se quiser visitar a ilha faça-o principalmente a pé: existem muitos percursos de várias
dificuldades e comprimento que permitem desfrutar o dia inteiro. Imersos no verde, os trilhos que correm ao longo das "levadas", os característicos canais de irrigação, são bastante sugestivos. Alguns são frequentáveis se não se sofre de vertigens, por se localizarem ao longo dos flancos das montanhas. Uma lanterna é importante pois alguns desses desenvolvem-se em passagens subterrâneas, aumentando ainda mais a atractividade.

A rede de transportes públicos é bem desenvolvida e como em toda parte do mundo alguns lamentam os autocarros nunca cumprirem o horário. A mim particularmente chocou-me o elevado número de táxis que circulam. Devo dizer que tive a mesma impressão também em Portugal Continental. Estão em todo o lugar. Longuíssimas filas nas avenidas do Funchal, na vizinhança dos pontos panorâmicos muito frequentados de turistas, ao fim dos percursos excursionistas e naturalistas, parqueados nas vilas solitárias a oeste da ilha. Por fim, as estradas são uma verdadeira satisfação para quem, como eu, prefere os percursos estradais difíceis e sinuosos. A única via automobilística veloz e fluente, liga a parte oriental da ilha, e é chamada Via Rápida.

No geral a visita ao arquipélago é interessante e seguramente de aconselhar, ainda que não represente nada de inédito, de alternativo ou original.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum