O Ponto de Encontro - Banner
Home frecci Lugares freccia Madeira frecciaA paisagem (pagina in italiano)
Por Luigi Taufer - Tradução Marta Carpelho

A paisagem

funchal

A especulação do território para fins imobiliários é limitada, por enquanto, sobretudo na parte oriental e em particular na costa sul oriental da ilha. A situação urbanística da capital, Funchal, é particularmente significativa. Se de dia se vêem as feridas causadas ao verde intenso que caracteriza a Madeira, de noite as luzes das habitações e da iluminação pública desenham um atraente conjunto cintilante, que a partir da Avenida do Mar sobem sempre mais alto até alcançarem as mais altos cumes visíveis desde a costa. A exploração da colina da cidade contrasta com o abandono de algumas ruas e quarteirões do centro histórico, cuja auspiciosa recuperação coloca sobre o mercado imobiliário um certo número de alojamentos, permitindo assim bloquear, ou pelo menos retardar, a excessiva utilização da colina.

Uma característica desta terra, são os contrastes ambientais e climáticos. Em pouco espaço de tempo passa-se de um mar calmo aos rápidos e altos recifes, do clima ameno da costa meridional ao ar decididamente fresco dos lugares mais elevados, das bananas e cana de açúcar aos campos de batatas e de feijões, terminando nas zonas altas onde se vêem os castanheiros e até abetos como nos Alpes, e em geral uma flora mais típica da média montanha do continente europeu. Passa-se da atmosfera absolutamente citadina do Funchal às tranquilas vilas rurais, frequentes sobretudo na parte ocidental da ilha

O que no entanto me amargou foi a descoberta de algumas descargas poluentes, evidentemente abusivas, seguramente não controladas que não representam por certo um bom cartão de visita e tornando-se claro, só pela sua presença, do quanto é ainda necessário trabalhar sobre o plano do sentido cívico.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum