O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um italiano no BrasilPlaza de la Independencia (pagina in italiano)
por Giancarlo Perlo - trad. Roberto Bertoncini

anterior - seguinte

14/8/2006 Asunción: Plaza de la Independencia

Das balaústres beijadas pelo vento do Rio Paraguay, o odor de excrementos é quase insuportável. Poucos metros abaixo, um esparramado de barracas de chapas de metal e madeira, precárias, o teto seguro no lugar por travas de madeiras apenas encostadas. Refugos, lonas, carros, detritos por todos os lugares. Mulheres descalças fazem fila para se reabastecerem de água em uma fonte improvisada.

Ao redor, numa grande praça, os palácios do poder e da cultura paraguaia: Congresso Nacional, Catedral de Nuestra Señora de la Asuncion, Palácio de Gobierno, Universid Catolica, Comando de la politica Nacional, Teatro Municipal. Sobre a fachada de vidro do Palacio Legislativo, supermoderno se refletem como espelho as  barracas adernadas.

Embaixo do monumento do herói a cavalo, com a espada em riste, dois cavalos tordilhos pastam a relva. Um cachorro dorme tranqüilamente sobre a sombra de um blindado meio arruinado. Dentro deste um soldado dominado pelo mormaço, está deitado com a porta aberta e manda mensagens com o celular.

Para enviar comentários (os comentários anónimos, sem mail ou ofensivos não serão publicados)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum