O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um italiano no Brasil Imobilidade (pagina in italiano)
por Giancarlo Perlo - trad. Marília Reis

anterior - seguinte

10/8/06 Em direção a Curitiba: Imobilidade

O ônibus está parado no meio do nada. Em algum lugar, quem sabe onde, aconteceu um acidente e uma fila infinita de caminhões imóveis bloqueou a estrada. Todos descem, esticam as pernas, e aproveitam disso pra bater um papo.

Uma moça acende um cigarro e joga distraidamente o toco na grama. Um senhor repreende-a educadamente: com a aridez deste ano, não se precisa de nada para começar um incêndio! Um tal de Curitiba me diz que gosta de linguas e que gostaria de estudar italiano. Ele me pergunta se nós também usamos o mesmo alfabeto do Brasil e se espanta sinceramente quando eu lhe respondo que sim, mais ou menos, são iguais.

O motorista conta de quando, bem naquela curva, um colega seu se distraiu (chovia) e terminou fora da estrada com o ônibus e todos os passageiros. “Despediram-no?”, perguntam. “Não. Foi promovido”: agora é inspetor.

Os celulares não funcionam. O sol está se pondo rapidamente atrás das colinas. Nada se move, a não ser uma moto que passa lentamente, cumprimentando a todos. Alguns sentam-se no chão no meio da estrada. Uma menina brinca saltitando entre os caminhões imóveis.

Para enviar comentários (os comentários anónimos, sem mail ou ofensivos não serão publicados)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum