O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um italiano no Brasil Solidões (pagina in italiano)
por Giancarlo Perlo - trad. Luci Augusto de Castro

anterior - seguinte

1/8/2006 – Salvador da Bahia: Solidões

Cansado do calor e da cidade que nunca pára, sento em um banco, saboreando a brisa da  noite. Mas logo se dão conta de que estou ali . Chegam primeiro os vendedores ambulantes de colares: gentis mas insistentes, conseguem inevitavelmente fazerem com que me sinta em culpa por não comprar nada. Depois é o turno dos doentes de AIDS, que pedem uma ajuda para os remédios antivirais. Enfim, senta-se perto de mim uma prostituta. Fica  em um longo silêncio, pensativa, quase triste.  Depois me fala de seus filhos, do homem que não tem mais, das amigas que foram viver na Itália.  Pede-me para abraçá-la, diz que é grátis, que é “oferta da casa”. Indo embora nos saudamos quase com afeto: as nossas solidões se  tocam, por um instante.


Comentários:

Suas observações em seu diário de viagem me remeteu ao tempo , a um tempo que eu conheço bem e que sinto saudade. Minha casa em Salvador fica nesses arranha-céus que tu falastes, mais para compensar todo dia ao trabalhar sentia o cheiro da maresia e o colorido do mar que contornava meus olhos, bem ali, pertinho de mim .
Em Salvador, pode ter a opção de escolha aonde se hospedar. A opção de um lugar mais tranquilo perto da natureza, ou fica-se ali no nosso centro histórico que è repleto de acontecimento ao longo do dia. Realmente surpreende e chega a incomodar de tanta agitação, descaso, abandono, misturado a malandragem, músicas, turistas encantados, chocados pela miséria e cheiro ruim. Aonde tem turista geralmente tem muito pedinte, vendedores insistentes, querendo achar um otário para enganar. Meninos de rua que enganam o coração da gente contando suas estórias tristes e verdadeiras, mas que no fundo não vão se importar nem um pouco com a nossa boa vontade de ajudar, podendo nos assaltar ao virar a esquina. As putas que estão ali vendendo fácil o que não tem preço . Encantadas e enganadas pelos príncipes europeus (geralmente italianos). Uma troca mútua de carências.
E já è tudo esquematizado: donos do hotel, que informam os "gringos"aonde encontra-las, o motorista do táxi, que espera madrugada a fio pela corrida que vão leva-los a algum motel. E assim segue-se os dias no centro histórico.
Acredito que para se envolver com Salvador, a gente deve estar aberto, ser esperto, deixar se encantar. Usar a málicia como uma arma. Eu particulamnete tenho adimiração pela boa malandragem, aquela da roda de capoeira, aquela que não se deixa enganar. Um jeito especial no olhar e tb no falar, e que nos torna naturalmente sedutores. (Andréa, Salvador)

 

Para enviar comentários (os comentários anónimos, sem mail ou ofensivos não serão publicados)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum