O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um italiano no Brasil Barra de Tijuca (pagina in italiano)
por Giancarlo Perlo - trad. Luci Augusto de Castro

anterior - seguinte

22/7/2006 Rio de Janeiro: Barra de Tijuca

Arranha-céus altíssimos defronte a um mar permanentemente enfurecido. Atrás, os centros comerciais: enormes, luxuosos, catedrais do culto ao shopping. Em um existe até uma reprodução da Torre Eiffel e da Torre de Pisa. Aos sábados e aos domingos são superlotados de gente. A burguesia carioca se encontra segura aqui, com ar condicionado, o estacionamento reservado e protegido e a segurança armada. Por pouco tempo podem fazer de conta que vivem em um outro mundo.

E. me diz que os meninos de rua estão na rua por uma escolha deles. As autoridades têm tentado colocá-los em um centro de recuperação, mas eles nada, conseguiram escapar. Porque na rua são mais livres, não precisam respeitar nem leis e nem horários e comem quando e aquilo que querem. E pensar que nas favelas tem de tudo: luz elétrica, água corrente, esgoto, escolas, centros sociais...


Comentários:

Realmente, Giancarlo, vc viu a realidade Brasileira. Lugares belíssimos, pessoas bonitas e feias, de sandálias (calor) e jeans (praticidade), meninos de rua que, por seus pais terem vivido na rua tbm, não conhecem outro tipo de vida por mais que o governo tente recolocá-los. A oportunidade eiste para todos mas, o "hábito faz o monge". Se vc oferecer um emprego com carteira de trabalho assinada, eles não aceitam porque terão de esperar trinta dias para receber o salário, enquanto que na rua o dinheiro é mais fácil, rápido. Infelizmente temos problemas demais com a marginalidade e o Governo pouco faz para incentivar as empresas a empregar essas pessoas. Quanto às prostitutas, pelo que sei é a profissão mais "vecchia" do mundo, antes em salões e castelos Gregos e Romanos e com o passar do tempo vão ficando cada vez mais à mostra e isso em qualquer lugar do mundo, não só aqui. Agora, que as nossas são as mais "gostosonas", isso é certo. Não importa é no Brasil que encontrarás: as mulheres mais lindas do mundo (loiras, brancas,morenas,negras e as miscigenadas); os ladrões mais espertos; os políticos mais corruptos e "inocentes" ; o povo mais trabalhador e mal remunerados; a diferença de distribuição de renda e com tudo isso, o povo mais harmonioso e solidário, o povo mais acolhedor, amigo e caloroso.
Nós somos uma mistura de Índios+Portugueses+Africanos+Holandeses+Italianos+Alemães+Japoneses+.......de cada povo desses herdamos algo...de bom e de ruím. E, vamos vivendo com todas essas diferenças. (Maria Lúcia, Rio de Janeiro)

 

Para enviar comentários (os comentários anónimos, sem mail ou ofensivos não serão publicados)

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum