O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Timor Leste (pagina in italiano)
 

 

TIMOR LESTE

Depois de uma independência brevíssima, Timor Oriental foi unido em 1976 à Indonésia. Depois da vitória dos FRETLIN e da intervenção da ONU, este País é um dos últimos entrados a fazer parte dos estados independentes. A bandeira é de cor vermelha, na parte da haste há dois triângulos sobrepostos, o maior de cor amarela, sobreposto do menor de cor preta, levando uma estrela branca com cinco pontas.

 

Interpretação: Foi oficializada em 28 de Novembro de 1975 e é citada na constituição. O preto representa os quatro séculos de opressão colonial, o vermelho o sangue derramado do povo Timorese, e a estrela branca a esperança para o futuro. Da notar como esta bandeira seja uma derivação de um emblema usado pelo movimento independentista FRETILIN.



PROPOSTA DE BANDEIRA COLONIAL
(nunca aplicada)

Em 1967, foram aprovados uns modelos para usarem como bandeiras para os territórios de Ultramar. Estas bandeiras não foram mais usadas. Consistiam na bandeira nacional com o acréscimo embaixo a direita do brasão colonial de 1935. O brasão era igual para todas as Colônias ou Províncias, menos na parte direita. Sobre à esquerda havia: os cinco escudos Portugueses, embaixo as ondas brancas e verdes do oceano, e sobre a direita o símbolo da Colônia e Província. Para Timor Leste um desenho cortados diagonalmente em oito partes, branco e preto, uma cruz, e no centro um escudo azul com cinco discos brancos.


 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum