O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Portugal (pagina in italiano)
 

 

PORTUGAL


Descrição:
A Bandeira Nacional atual foi adotada em 30 de junho de 1911. É constituída de um retângulo(3:2) dividido verticalmente entre um campo de cor verde para a haste (2/5 do comprimento da bandeira)e um campo de cor vermelha(3/5) para o externo. Centrado na divisão das duas cores, é presente o emblema Nacional que consiste em uma esfera armilar, à qual é sobreposto o tradicional escudo português.


A Constituição Portuguesa cita no ART.11- PAR.1, que "a Bandeira Nacional, símbolo da soberania da República, da Independência, unidade e integridade de Portugal, é aquela da República nascida da Revolução de 5 de outubro de 1910".

Interpretação das cores:
Sobre o significado das cores verde e amarela, são duas as interpretações verosímeis, a segunda é mais provável. Poderia derivar da Cruz da Ordem de Cristo, vermelha sobre o campo verde, usada durante a revolução de 1640,quando o País se liberou do domínio Espanhol. Mais provável a versão que liga a origem desta combinação ao 1891, quando numerosos grupos republicanos adotaram esta bicolor. Representando as duas cores a representar os carvoeiros e o trabalho deles, estes foram adotados também pelos conspiradores revolucionários enquanto se inspiravam à "Carbonária", organização revolucionária italiana.


Bandeira presente sobre o navio "ADAMASTOR" onde iniciou a revolta republicana de 4 de outubro de 1910. Note-se que as cores são invertidas.


Interpretação do emblema:
A esfera armilar é um elemento que junto com a Cruz dos Cavaleiros de Cristo é muito presente na Aráldica Portuguesa.


Bandeira com esfera armilar usada nos navios em serviço entre Lisboa e Lagos para o Brasil no 16° século

A esfera armilar era um instrumento muito usado no passado pelos astrônomos, geógrafo, navegadores e exploradores. A origem do escudo remonta ao menos à metade do 11°século. Em 1143 se há notícia de um emblema do rei Afonso Henriques.


Estandarte do Rei Afonso Heniques

Em 1185,o Rei Sancho I troca a figura, introduzindo cinco escudos de cor azul, colocados em forma de cruz, com 11 pequenas circunferências no centro. Se diz que os escudos eram em números de cinco, para representar as cincos feridas de Cristo em Cruz (mãos, pés e costelas).


Emblema do Rei Sancho I

Em 1248 o emblema começa a semelhar-se com aquele moderno. Rei Afonso III acrescenta um bordo vermelho com castelos cor de ouro, como lembrança do seu matrimônio com a rainha Beatriz, filha do rei Alfonso IX de Castilha, cujo estandarte era um tecido vermelho com castelo cor de ouro. O número dos castelos variavam com os séculos. Foram acrescentados os sinais distintivos da Ordem de Avis.


Emblema do Rei Afonso III

Em 1485 o emblema se torna aquele atual. O número dos castelos é reduzido a sete e o número das circunferências no interno de cada escudo é fixada em cinco.


Emblema do Rei João II

Sobre o significado das cinco circunferências no interno de cada escudo, são várias as interpretações. Duas são as mais prováveis e dignas de nota. Podiam ser moedas, para remarcar o direito real a bater a moeda e exigir taxas, ou senão, mais simplesmente, seriam pregos metálicos, colocados nos escudos protetores dos antigos e valiosos cavaleiros.

 

PROPOSTA DE BANDEIRAS COLONIAIS
(nunca aplicada)

Segundo a posição governamental dominante na época, as colônias eram consideradas parte integrante do território português. Portanto a bandeira oficial era a portuguesa ,que é ainda em uso. As colônias conseguiram a denominação oficial de Província de Ultramar. Em 1965 veio uma proposta de dar a estas províncias a sua própria bandeira. A idéia foi aprovada, assim como as bandeiras propostas, tudo porém nunca foi aplicado.


Proposta para as bandeiras das colônias

Como se vê, se trata da bandeira nacional que acrescenta embaixo à direita o emblema da Colônia


Emblema das Colônias

Este emblema foi introduzido em 1935. O escudo, dividido em três partes, era igual para todas as colônias, exceto na parte direita(espaço sem figura).A parte esquerda com os cincos escudos representa a Pátria-Mãe, as ondas brancas e verdes em baixo representam o oceano que divide, e enfim a parte direita é diversa para cada colônia. Sobre a faixa estava escrito, em regra, o nome da colônia. Note-se a presença da esfera armilar.


Proposta para a bandeira de Goa

Como se nota o emblema de Goa, Damão,e Diu, era representado por um campo amarelo, uma roda de moinho sobre uma torre vermelha. Em 1961 as tropas indianas ocupavam Goa, e termina , depois de séculos, a história da Índia Portuguesa.

 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum