O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Moçambique (pagina in italiano)
 

 

Moçambique

A bandeira da República de Moçambique é composta por três partes horizontais, verde, preta e amarela. Duas finas faixas brancas dividem o verde do preto e o preto do amarelo. Na parte da haste é presente um triângulo de cor vermelha, ao interno do qual é o emblema nacional. Este emblema foi adotado em 1 de maio de 1983 e há muita semelhança com as bandeiras das organizações Político-Militares que tiveram parte importante na luta pela independência.

As proporções construídas são complexas e por isso trazemos os detalhes.

 

 

 

Interpretação: A cor vermelha pode representar a luta pela "Liberação", o verde as "Florestas e a Agricultura", o preto a África. Se note a semelhança com pelo menos duas bandeiras dos grupos Político-Revolucionários.


Bandeira de UDENAMO


Uma das bandeiras do FRELIMO

 

PROPOSTA DE BANDEIRA COLONIAL
(nunca aplicada)

As colônias Portuguesas eram considerada parte integrante do território nacional e por isso não possuíam as próprias bandeiras. Em 1951 adquiriram a denominação de Províncias de Ultramare em 1967 foi proposto e aprovado um decreto que instituia as bandeiras das Províncias. Nunca foram usadas. As bandeiras eram como aquela nacional, com a diferença que embaixo a direita continham o Brasão das colônias aprovado em 1935. Igual na parte esquerda, com o escudo Português e embaixo com as ondas brancas e verdes, era diferente para cada província na parte direita. Para "Moçambique" consistia em sete flechas verdes voltadas para baixo e ligadas em cima por uma fita vermelha, e tudo sobre o fundo branco.

 

O Brasão era presente mesmo no estandarte do velho Comando militar de Moçambique.


Uma bandeira usada pelos colonialistas. Note-se a presença da esfera armilar, das cores nacionais e das cruzes da Ordem de Cristo nas torres ameadas.


 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum