O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Madeira (pagina in italiano)
 

 

MADEIRA


O arquipélago da Madeira é uma região autônoma e faz parte do território Português. A bandeira é constituída por três partes verticais: azul, amarela e azul. Na parte amarela é representada a Cruz dos Cavaleiros da Ordem de Cristo.

 

A Ordem dos cavaleiros de Cristo derivaria da ordem dos Templários, suprimido pelo papa Clemente V. Em 1494 a América foi dividida em duas esfera de influência, aquela Espanhola e aquela Portuguêsa, pela qual se formou o Brasil, onde foi introduzida a Cristianidade pelos Cavaleiros de Cristo. Os navios portavam aquele símbolo, também presente na bandeira Brasileira até 1889. Conta-se que os Templários, no momento em que eles se dissolveram, entregaram aos novos Cavaleiros algumas antigas cartas Náuticas, roubadas em Terra Santa, Egito ou Grécia, onde eram mostradas as terras além do Atlântico, o modo para chegar e para voltar. A lenda diz que Cristóvão Colombo, ele também cavaleiro, fosse em posse ou que tivesse conhecimento delas.


Bandeira da Ordem dos cavaleiros de Cristo


A mesma bandeira de fundo verde, usada durante a revolução contra os Espanhóis em 1640.


A cruz da Ordem de Cristoé presente em muitas bandeiras históricas do império de Portugal. Hoje é presente em muitos brasões municipais e também, por exemplo, nos símbolos das forças Aéreas. Alguns exemplos de bandeiras históricas:


Casa da Guiné (1482-83) - símbolo da Companhia Comercial de Guiné.


Cruz da Ordem de Cristo de um mapa de 1540


De um mapa de Fernão Vaz Dourado


Bandeira do sul de Moçambique (1576)

 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum