O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Itália (pagina in italiano)
 

 

ITÁLIA

Em 18 de Junho de 1946 foi adotada a bandeira italiana como conhecemos hoje, a bandeira vem citada na carta constitucional. De fato se declara que a bandeira da República é o tricolor italiano, verde, branco e vermelho, em três partes verticais de igual dimensão. O dia 7 de Janeiro de cada ano é considerado o "Dia da Bandeira" em lembrança a 7 de janeiro de 1797 quando em Reggio Emilia foi decretado o nascimento do tricolor.


Bandeira da República Italiana

 

A origem e o significado das cores da bandeira italiana são estreitamente ligados à planície Padana, à cidade de Milão, e ao período napoleônico. Em 1796 a milícia civil de Milão tinha um uniforme verde e branco. Quando a milícia torna-se guarda nacional em 19 de Agosto de 1796, foi acrescentada à farda algumas partse de cor vermelha. Em Outubro do mesmo ano foi constituída a Legião Lombarda que assume como próprio estandarte um tricolor parecido com a bandeira italiana. Esta porém era uma bandeira militar.


Estandarte da Legião Lombarda

 


Uniforme da Milícia de Milão e da Região Lombarda


A primeira bandeira civil foi aquela da república Cispadana, entrada em vigor em 17 de Janeiro de 1797.A bandeira era com faixas horizontais, vermelha, branca (com emblema)e verde.


Bandeira da República Cispadana


No verão de 1797 a república Transpadana se fundiram e formaram a República Cisalpina, a qual adota o tricolor como nós o conhecemos. Se pode porém supor que o tricolor seja de inspiração Napoleônica e francesa e as cores provemham dos uniformes utilizados pela milícia milanesa. O costume de tirar as cores da bandeira daqueles da milícia era muito praticado em particular modo para as bandeiras regionais da área alemã. O ligamento com a Lombardia e com Milão parece evidente. Ainda o atual emblema da Região Lombardia contém as cores verde e branco, enquanto no estandarte da cidade de Milão há o branco e o vermelho.


Emblema da cidade de Milão e o Emblema da Região Lombardia

Nestes anos turbulentos as situações políticas mudaram repentinamente e assim surge a República Italiana(1802-1805) transformada sucessivamente em Reino Itálico(1805-1814) .


Bandeira da República Italiana (1802 - 1805)


A bandeira do Reino Itálico diferenciava só no quadro onde era presente a Águia Napoleônica. A bandeira sucessiva foi aquela do reino da Itália (1848-1946) era um tricolor com o emblema da casa de Savoia, a família reinante.


Bandeira do Reino de Itália


Outra bandeira muito conhecida é aquela da marinha, se trata do tricolor que leva sobre a parte branca um emblema contendo os símbolos das quatro Repúblicas Marinhas, mais importantes Veneza,Genova,Pisa e Amalfi. Aquela que leva a imagem é a bandeira da marinha militar. A bandeira da marinha mercantil difere pela ausência da coroa sobre o emblema.


Bandeira da Marinha Militar

 

O EMBLEMA

Em 5 de maio de 1948 vem oficializada o emblema da República.


Emblema da República Italiana


O elemento que mais ressalta é a estrela central, muito recorrente na história da Aráldica Italiana. Já no emblema do reino era presente e era chamado "O Estrêlão" que representa a união do País. A roda dentada indica a força do trabalho, conceito importante também expresso na constituição onde se anuncia que a Itália é fundada sobre o trabalho. Uma fita vermelha leva a escrita "República Italiana". Aos lados um ramo de Quércia e sobre o lado oposto um ramo de Oliva. A oliva representa a paz, a Quércia a força e a vontade do povo italiano. São duas espécies de arvores muito presente no País. Uma interpretação não muito atendível indicaria a oliva como planta que representaria o sul, enquanto a quércia representaria o norte do País. Os emblemas municipais levam frequentemente ambas as espécies de arvores seja no norte que no sul do País. Portanto a interpretação dada não é muito convincente. O significado da frente lateral permanece portanto aquele oficial.

 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum