O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Guiné-Bissau (pagina in italiano)
 

 

Guiné - Bissau

Se trata de uma bandeira muito... "Africana" e é semelhante àquela da Etiópia, Camerun, Ghana, Mali, Senegal, e República de Guiné, das quais deriva. Já era conhecida, embora não oficialmente, antes de 1974.

 

Interpretação: As cores derivam da bandeira Etiópica da qual se há notícias já em 1897. O vermelho simboliza a "Força e a Coragem", mas também o sangue derramado pela independência, o amarelo a "Paz e a Saúde", o verde a "Esperança", a "Fertilidade da Terra e as Florestas". Para alguém o amarelo representaria a "Riqueza dos Minerais", a estrela preta o " Povo e a Liberdade Africana".


PROPOSTA DE BANDEIRA COLONIAL
(nunca aplicada)

Em 1967, foi aprovada a bandeira colonial para a "Guiné Portuguesa". Nunca entrou efetivamente em uso. A bandeira era aquela nacional, com embaixo a direita o brasão de 1935. Na parte esquerda levava o escudo "Português", para representar a "Pátria-Mãe", embaixo as ondas brancas e verdes para representar o mar, sobre a parte direita o emblema da Guiné-Bissau, composta por um cedro amarelo sobre o fundo preto.


 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum