O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Cabo Verde (pagina in italiano)
 

 

Cabo Verde

A bandeira atual foi adotada a 22 de setembro de 1992. Antes de 1980 era presente uma bandeira que representava também a Guiné-Bissau em quanto os dois estados eram unidos politicamente. O golpe do estado militar em Guiné pôs fim a esta união, nascida já nos tempos das lutas pela independência.

Descrição e Interpretação: É constituída por cinco retângulos posicionados horizontalmente. Os retângulos superior e inferior são de cor azul. O superior cobre a metade da área, o inferior um quarto. Para separar as duas áreas de cor azul, três linhas, "branca, vermelha e branca". Sobre tudo dez estrelas de cor amarela colocadas em círculo. Se trazem as proporções desta bandeira verdadeiramente um pouco complicada.


Detalhes construtivos e proporcionais por respeitar para a Bandeira de Cabo Verde

 

A cor azul dominante representa a infinidade do céu e do mar. As dez estrelas douradas representam as Ilhas dos Arquipélagos. O círculo de estrelas a Unidade Nacional. O branco representa a Paz e o vermelho a Força e a Vontade.


Emblema nacional: também no emblema nacional as estrelas representam o sol, o fio-de-prumo a retitude e a virtude, o triânguloe a tocha a unidade e a libertade.


Emblema nacional de Cabo Verde

 

PROPOSTA DE BANDEIRA COLONIAL
(nunca aplicada)

Em 1967 foi proposta a criação das bandeiras dos territórios de Ultramar. Estas bandeiras nunca entraram em uso. Eram composta pela bandeira nacional, com o acréscimo no ângulo inferior direito do brasão da colônia, criado em 1935. A parte esquerda levava o escudo Português, embaixo as ondas brancas e verdes, na direita o símbolo proposto para Cabo Verde, ou seja um veleiro que navega.


PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum