O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Brasil (pagina in italiano)
 

 

BRASIL


Em 7 de Setembro de 1822, o Brasil torna-se independente de Portugal. Conta-se que o príncipe regente Pedro, depois imperador Pedro I, havia tirado a faixa portuguesa branca-azul do seu chapéu exclamando que de agora em diante teria sido de outras cores: verde e amarelo. Em 1889 em seguida a uma revolução, o império do Brasil torna-se uma República e adota a bandeira que nós conhecemos.

 

Descrição e simbologia: é de cor verde, ao centro um losango amarelo que contem uma porção de céu estrelado. As cores verde e amarela se referem à casa de Bragança, à qual pertenciam os Reis Portugueses e também portanto os Imperadores Brasilianos. Outra fonte interpretativa, pouco crível, explicaria o amarelo como o ouro das mineiras e o verde como a primavera. A porção da esfera celeste representa o céu do Rio de Janeiro na manhã de 15 de Novembro de 1889, às 8:30,data e hora do nascimento da República. Pode ser reconhecida a Cruz do Sul (Cruzeiro do Sul), o referimento a astronomia e portanto a esfera armilar, muito usada nas bandeiras portuguesas é evidente. O mesmo velho Brasão Imperial brasiliano continha uma esfera armilar. Uma parte branca com a escrita "Ordem e Progresso" atravessa a inteira esfera celeste. O dito pode ser conduzido ao filósofo francês Auguste Comte, que no Brasil havia muitos seguidores.

Brasão da República: sobre à direita folhas de café, sobre à esquerda folhas de tabaco. Ao centro a constelação do Cruzeiro do sul. Da notar que vem também trazida a data da fundação da República 15 de Novembro de 1889.


Brasão da República

A bandeira republicana assume a cor verde e o losango amarelo da velha bandeira imperial, adotada em 1 de dezembro de 1822. Ao interno contem o brasão imperial muito semelhante àquele da monarquia portuguesa. Note-se que a coroa imperial, a Cruz da Ordem de Cristo e a esfera armilar eram elementos sempre presentes no brasão português. As folhas de tabaco e as de café, bem como o círculo de estrelas, são presentes também no brasão da atual república.

Astronomia da bandeira brasileira: Diferentemente da bandeira dos Estados Unidos, na bandeira brasileira cada estrela corresponde a um específico Estado da federação.


Particular da Esfera Celeste

Por exemplo, a estrela abaixo da "O" de "Ordem" representa o estado do Amazonas, se trata da estrela "Procium ou Alfa do Cão Menor", bem visível também nos céus boreais europeus. Ainda a estrela que está logo abaixo da última "O" de "Progresso" representa o estado da Paraíba. Esta é a Kappa da constelação do escorpião. O estado do Pará é representado pela estrela que está sobre a parte branca. Se trata da "Alfa da Virgem". A estrela que está logo abaixo da primeira "O" de Progresso é a Gama da Hidra e representa o estado do Acre.

 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum