O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Bandeiras Açores (pagina in italiano)
 

 

Açores

O arquipélago das ilhas dos Açores constitui uma Região Autônoma, parte integrante da República Portuguesa (Região Autônoma dos Açores).

Descrição: a bandeira é constituída por um retângulo bicolor da relação 3:2. A cor azul muito escura, presente na parte da haste, ocupa 2/5 da superfície. O resto da bandeira é de cor branca. Sobre as divisões das cores aparece um Falcão de cor amarela com asas abertas, coroado por um arco de 9 estrelas douradas que se estende da uma parte à outra. Sobre a parte superior esquerda é presente o "Brasão Português".

Interpretação das cores: são duas as interpretações aceitadas. O azul e o branco eram as cores da "Monarquia", cores que a ilha tinha mantido com o advento da República. As mesmas cores foram porém adotadas pelo "Movimento Autonomista". A interpretação a dar, fica portanto duvidosa, incerta.

O Falcão e as nove estrelas: as nove estrelas representam as nove ilhas que formam o arquipélago. A presença do voador aparecia nos estandartes das ilhas nos tempos remotos, já em 1582. A vicissitude do Falcão merece algumas atenções a mais. As ilhas Açores se chamam assim por um erro. Na realidade os primeiros navegadores que alcançaram as ilhas confundiram o Falcão (Accipiter Gentilis) em português "Açor" plural "Açores" com uma rapina local (Buteo,Buteo). O erro porém foi cometido, desde daí as ilhas tem mantido este nome.

 

A bandeira é citada no hino regional:
Libertade, justiça e razão
Estão acesas no alto clarão
Da bandeira que nos guia


 

PARTE DO TEXTO E AS IMAGENES FORAM TIRADAS DE:

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum