O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um passeio na história  Ipupiara - O Demonio Da Água (pagina in italiano)
por Alberto Dettori - votaVote o melhor do Ponto!

Ipupiara - O Demonio Da Água (uma lenda)


IpupiaraConta a lenda brasileira que, neste sítio, no ano de 1564, a linda escrava índia Irecê ao ir à praia a noite, para um de seus encontros com o jovem Andirá, que vinha ao continente de canoa, deparou com um animal marinho gigantesco, com cerca de três metros de altura, com uma grande cabeça, bigode, braços longos, dentes pontiagudos e pés de barbatanas.  Irecê encontrou a canoa de seu amado no mar, vazia.

Esse animal, descrito como a  Curupira - o fantasma do mar - foi morto pelo capitão Baltazar Ferreira assistente do Capitão-Mór, que acudiu ao clamor de Irecê e o feriu com uma estocada de espada, tombando-o mortalmente. Os índios identificaram o animal como sendo Ipupiara o demônio da água. Diziam que ele habitava o espaço entre a velha "Casa de Pedra" (primeira construção de alvenaria do Brasil) e a Praia de São Vicente (Gonzaguinha). O fato, misto de horror e fantasia, teria sido comentado por todo o Brasil e até por estrangeiros de vários paises.

Entretanto, ninguém jamais falou da única vítima presumível do Ipupiara o vicentino Andirá, que deixou para trás sua canoa solitária à beira mar e o coração partido de Irecê. Como toda lenda, a do Ipupiara parte de algumas premissas verdadeiras. Estudiosos e historiadores entendem que o tal monstro não passava de um leão marinho, desviado pelas águas frias do inverno que, desavisado, veio parar nas praias brasileiras.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum