O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um passeio na história  Ruinas do Aberebebê (pagina in italiano)
por Alberto Dettori - votaVote o melhor do Ponto!

Ruinas do Aberebebê


Ruínas do AbarebebêAs Ruínas do Abarebebê estão abertas à visitação pública de Segunda a Sexta-feira (das 8 h às 11:30 hs e 13h às 17hs), Sábados - Domingos e Feriados das (10 às 18 hs). pode-se chegar ao local por uma estrada que começa na Av. Padre Anchieta, a 1.300 metros do trevo de entrada. Distante do centro e 10 km, aproximadamente.

Ruínas do Abarebebê ou Convento Velho é um sítio arqueológico do que seria a primeira Igreja construída no Brasil, pelo Padre Leonardo Nunes (1530),tombada pelo CONDEPHAAT.
É tida como a primeira das igrejas construídas no Brasil, devido ao tipo de material usado na sua feitura, argila e pedra. Este local, denominado São João da Aldeia, foi o primeiro adotado pelos jesuítas para a prática de catequese dos índios tupi-guaranis. É marco histórico da fundação de Peruíbe.

Seu significado histórico e cultural é de primeira magnitude para o trecho do litoral entre São Vicente e Cananéia, pois constituiu, em conjunto com Itanhaém, ponto ativo de aldeamento, catequese e disseminação da Doutrina, marco do poder português e ainda pouso e abastecimento de viajantes.

Observação:
Abarebebê - padre voador - é o apelido indígena dado ao Padre Leonardo Nunes S.J., que se destacou como incansável missionário, e que dava aos indígenas a impressão de estar ao mesmo tempo em diverso lugares. Foi um dos mais ativos missionários da Companhia de Jesus e sua atividade, apesar de concentrada em São Vicente, se desenvolveu da Bahia até Santa Catarina. Essa atividade extraordinária de Leonardo Nunes mereceu de seus contemporâneos um carinho especial que foi transmitido à posteridade nas lendas que envolvem seu nome.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum