O Ponto de Encontro - Banner
Home Lugares Um passeio na história (pagina in italiano)
por Alberto Dettori - votaVote o melhor do Ponto!

UM PASSEIO NA HISTÓRIA

A Baixada Santista de Peruíbe a Santos


mapa da baixadaO litoral ao sul da cidade de Santos, conhecido como Baixada Santista, é uma zona do Brasil rica de história, de curiosidades e de pontos de interesse turístico.

Estes itinerários propõem um percurso de cerca de 100 km ao longo do litoral, através de maravilhosas paisagens tropicais, cidades históricas e reservas naturais, partindo de Peruíbe para alcançar finalmente Santos, o maior porto da América Latina. Boa viagem!

Peruíbe

Peruíbe fica situada na Baixada Santista no Estado de São Paulo, entre Itanhaém (ao norte) e Iguape (ao Sul). Faz limite com os municípios de Itanhaém, Itariri, Pedro de Toledo, Iguape e o Oceano Atlântico, Peruíbe têm em seu território o morro de Peruíbe e a Serra de Itatins e grande número de rios piscosos.Este é o último município ao sul a se ter acesso pelo complexo Anchieta/Imigrantes. Possui 32 km de praias urbanizadas com boa estrutura para receber o turista.

 

Itanhaém

Prosseguindo sentido nordeste, pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega, depois de cerca 15 km encontramos a cidade de Itanhaém que ocupa uma longa língua de terra em frente a Oceano Atlântico, começando no bairro da Gaivota para chegar ao bairro Loty que faz divisa com o município de Mongaguá.Considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil (depois de São Vicente que descreveremos mais em diante), é maior do que Peruíbe e oferece também vários lugares de relevância tanto histórica quanto turística.

 

Mongaguá

Continuamos a nossa viagem passando para Mongaguá, a menor cidade da Baixada; pequena mas, não por isso priva de interesse histórico e turístico. Boa continuação!

 

Praia Grande

Continuando a nossa viagem pela rodovia padre Manoel da Nóbrega encontramos, sentido norte, a cidade de Praia Grande. Grande estância balneária do estado de São Paulo interessante do ponto de vista turístico e histórico.

 

São Vicente

Continuamos a nossa viagem para chegar a São Vicente, a mais antiga cidade do Brasil. São Vicente, rica em praias e pontos turísticos, se situa a cerca de 70 km de São Paulo. Tem uma população fixa de 300.000 habitantes que dobra no período de verão. Faz divisa com Santos com a qual praticamente se confunde, já que onde termina o município de São Vicente, começa o de Santos.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum