O Ponto de Encontro - Banner
Home Livros  Arquivo Retratos Ficha bio-bibliográfica/Scheda bio-bibliográfica
Por/A cura di Gabriella Minisini

 

Sophia de Mello Breyner Andresen Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen è a poetista portuguesa contemporanea mais amada, tem origem dinamarquesa pelo lado paterno, e nasceu no Porto a 6 de Dezembro de 1919. Frequentou Filologia Classica na Universidade de Lisboa, mas nao chegou a terminar o curso. Casou-se com o jornalista, politico e advogado Francisco Sousa Tavares, mae de cinco filhos, foi também uma das figuras mais representativas de uma atitude politica liberal, denunciando os falsos criterios do regime salazarista e os seus seguidores mais radicais.

Estreou-se na lirica com “ Poesia” (1944), seguiram-se entre outras Dia do Mar, Coral, Mar Novo, o Nome das coisas e Ilhas. Escreveu também contos como O rapaz de Bronze, Contos Exemplares, Historia da Terra e do Mar, e contos para crianças como A Fada Oriana, A Menina do Mar, Noite de Natal e A Floresta.

Em 1964 recebeu o Grande Premio de Poesia pela Sociedade de Escritores, foi distinguida com o Premio Camoes em 1999 e com o Premio Rainha Sofia em 2003.

A sua obra literaria encontra-se traduzida em França, Itàlia e nos Estados Unidos da America.

Sophia de Mello Breyner Andresen morreu em Lisboa a 2 de Julho de 2004.


Poemas escolhidos - Poesie scelte

Sophia de Mello Breyner em Wikipedia
Biografia, obra, poesia online, prémios, citações
Poemas online
Poemas, biografia e imagens
Biografia e bibliografia

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen è la poetessa portoghese contemporanea più amata, ha origini danesi da parte di padre e nacque a Porto il 6 di novembre del 1919. Ha frequentato Filologia Classica all’Università di Lisbona, ma non terminò il corso. Sposata con il giornalista, politico e avvocato Francisco Sousa Tavares e madre di cinque figli, è stata anche una delle figure più rappresentative di un attitudine politica liberale, denunciando i falsi criteri del regime salazarista e i suoi seguaci più radicali.

Esordì nella lirica con “Poesie” (1944), seguirono altre come Dia do Mar, Coral, Mar Novo, Geografia, O nome das Coisas e Ilhas. Ha scritto anche racconti come O rapaz de Bronze, Contos exemplares, Historia da Terra e do Mar,e racconti per l’infanzia come A Fada Oriana, A menina do Mar, Noite de Natal e A Floresta.

Nel 1964  ha ricevuto il Grande Premio de Poesia per la Sociedade de Escritores, fu distinta con il Premio Camoes nel 1999 e con il Premio Rainha Sofia nel 2003.

La sua opera letteraria si trova tradotta in Francia, Italia e negli Stati Uniti d’America.

Sofia de Mello Breyner Andresen è scomparsa a Lisbona il 2 luglio 2004.



Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum