O Ponto de Encontro - Banner
Home Línguas  Letreiros Loucos Oficina Tatú Magaiver (pagina in italiano)
 

immagine precedente - imagem anterior anterior - seguinte immagine successiva - imagem seguinte

Oficina
Tatú Magaiver
Mecânica - Lanternagem - Pintura
Elétrica - Borracharia e Capotaria
Carro - Moto - Bicicleta - Compressor
Bomba Dagua - Eletros Domésticos - Etc.
Conserta - Endireita - Adapíta
"Ele sempre dá um jeitinho"

De fato, há alguns erros, mas também há muita coisa interessante para uma rápida análise. Comecemos com o nome do proprietário. No Brasil gostamos muito de usar apelidos. Aliás, quando gostamos de alguém, normalmente achamos um nome especial para esta pessoa, mesmo que num primeiro momento o apelido possa não agradar o "homenageado". Magaiver é um aportuguesamento do nome do personagem principal de um seriado (MacGyver), personagem este que sempre dava um jeito de se safar de situações aparentemente perdidas. Então, quando achamos que alguém é cheio de truques e artimanhas, chamamos de Magaiver.

Lanternagem - temos um problema aqui: se fosse em São Paulo, o nome deste serviço seria "funilaria". No Rio é lanternagem mesmo. Trata-se de desamassar e retocar com massa a carroceria do automóvel batido. Temos por aqui verdadeiros artistas neste ofício.

Bomba d'água seria o correto. Eletrodomésticos seria o correto.

O ponto depois do Etc (abreviatura de "et caetera") também é dispensável. Erro perdoável, pois quase todo mundo acha que deve-se por um ponto depois das abreviaturas.

Endireita - parece uma repetição do "Conserta". É um sinônimo, a menos que eu não esteja percebendo algum significado menos evidente, talvez algum regionalismo.

Adapíta - o correto seria "Adapta" e com a sílaba tônica "da" (aDApta).

Finalmente o mais interessante: o "jeitinho". Esta palavra significa que se a solução não estiver prevista pelas regras normais, será encontrada utilizando-se da criatividade, do oportunismo, do imprevisível, até mesmo do risível. O "jeitinho brasileiro" busca atalhos onde a burocracia atravanca, busca soluções baratas onde faltam recursos. Dizemos que a pessoa que tem a habilidade de "dar um jeitinho" nas coisas atravancadas ou confusas, têm "jogo de cintura".

Até que o Magaiver não cometeu erros graves.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum