O Ponto de Encontro - Banner

Home Contatto  A nossa equipe (pagina in italiano)

 

Antonella

"Calabresa, sulista, poliglota. Sou apaixonada pela palavra escrita desde quando eu tinha três anos, e ao longo do tempo, além da paixão pela leitura e escrita, foram adicionadas as línguas e linguística, e também a do ensino. Politicamente incorreta, vivo livre de todas as convenções e religiões, todos os dias reinvento o meu mundo e dou corda no meu comboio"

AntonioAntonio

Olá! Meu nome é Antonio e nasci nos mares do sul (Itália). Obviamente que na minha peregrinação em giro pelo mundo, sempre procurei mais frequentemente lugares perto do mar, obviamente que quando cheguei em Cabo Verde decidi que lá era meu lugar. Desde então (era 2002) não parei mais de interessar-me por este país e sua cultura. Nasceu assim um programa semanal na Novaradio (www.novaradio.info). Também nasceu assim a associação "Cabo Verde, mas não só". Nasceu, por último, a colaboração com O Ponto. Vai saber onde mais Cabo Verde me levará !

Anna e AlbertoAnna e Alberto (web: www.cvfaidate.com)

Italianos de passaporte, actualmente Cabo-verdianos, amanhã quem sabe! Vivemos a vida como um sonho e sonhamos uma vida melhor para todos. Procuramos viver com alguma coerência em um mundo que já tem como única religião o dinheiro. Ele tem cinquenta e nove anos, quarenta e cinco ela: anos vividos intensamente. Mais outros e muitos (esperamos) para viver ainda melhor, como... viandantes por todo o mundo.

FabioFabio (web: www.geocities.com/flbraggio)

Sou brasileiro, tenho quase 42 anos, estou ha quase um ano trabalhando na Italia. Recebi um convite para vir para ca e resolvi fazer esta experiencia de trabalho fora do Brasil. Trabalho como consultor de IT e gosto bastante do que faço. Gosto bastante tambem de musica classica e motos (esta è paixao de adolescente, eu sei, mas fazer o que né....ehehe).

FrancoFranco (web: Saltimbanques)

Nasceu e mora em Génova, onde ensina letras nas escolas superiores: talvez por isso, no Ponto de Encontro, Giancarlo lhe assinalou a parte de pedante linguista. A propósito de línguas: confessa com vergonha de não saber o português; mas se propõe a começar a estudá-lo no próximo verão.

GiancarloGiancarlo

Italiano, moro em Genova, cidade de grandes navegadores (Cristóvão Colombo). Daqui eu também parti muitas vezes na descoberta do mundo, viajando, lendo, ouvindo música, conhecendo pessoas. Apaixonado pelas línguas, amo o português de maneira incondicional, sem motivações nem explicações algumas, como sempre acontece nos grandes amores. Sei que O Ponto de Encontro é apenas uma pequena gota no mar, mas até o maior dos oceanos é feito de tantas gotinhas.

Luci

Sou professora de Português e Literatura, formada em Letras e Pedagogia. Moro em Jundiaí, uma cidade de 400.000 habitantes, próxima a São Paulo. Trabalhei em escola por aproximadamente 15 anos, lecionando e dirigindo cursos. Amo a língua portuguesa. Amo meu país e amo a Itália, de maneira incondicional. Quero colaborar com este trabalho maravilhoso que o Ponto de Encontro faz. Meu grande sonho, neste momento, é falar perfeitamente o italiano, como falo o português.

LuigiLuigi

Nasci e vivo na Italia, em um vilarejo de montanha, nos Alpes orientais. Como vêm, me agrada subir até o topo das montanhas, mas me interesso também pela cultura e por idiomas. Falo alemão, estudo inglês e começei faz pouco tempo, com o português como autodidata. Sempre fui interessado, de modo particular, pelo mundo lusófono, sem ter nunca encontrado uma explicação válida para este comportamento. Talvez porque morando nos Alpes fui atraído exatamente pelo oposto, dos infinitos espaços oceânicos e da descoberta de terras distantes, que somente Portugal e seus acontecimentos históricos conseguem evocar de maneira significativa. Fazer parte do grupo do Ponto de Encontro é portanto, uma honra que procurarei fazer por merecer, colaborando para que o patrimônio de conhecimento acessível sobre este site seja sempre mais vasto e interessante.

MarcoMarco

Quem pode dizer com certeza porque seguimos nossas rotas e onde estas nos levarão ...
Eu sou Marco, romano por nascença, acabei me apaixonando pela cultura lusa sem saber explicar como aconteceu, más tudo pegou-me de forma tão forte que hoje não consigo mais afastar-me dela. O Ponto representou uma linda oportunidade de compartilhar esta paixão....

MarcoMario

45 anos, italiano, interessado desde muitos anos pelas coisas portuguesas e lusófonas. Coleccionador de azulejos e livros portugueses nas primeiras edições, foi director da revista “Mondo Lusofono” de 1998 até 2000. Licenciado em Direito nas Universidades de Turim, Barcelona e Coimbra. Fundou a Associação de Amizade com a Lusofonia e com Timor Leste.

Matilde

Esta sou eu ou pelo menos era assim quando desfilei no Carnaval na cidade de Jundiaì, São Paulo.

Meu sonho sempre foi desfilar de Bahiana e no fevereiro 1989 o realizei! Estou apaixonada pelo Brasil e por tudo o que é brasileiro (acho até ter sido brasileira numa das minhas vidas passadas!). Ah esqueci: meu nome é Matilde e moro em Genova.

Mauricio (mail: [email protected])

Sou diretor de teatro, roteirista, ator saltuário e professor de interpretação teatral; trabalho na Escócia, na Itália e no Brasil. Atualmente, resido em São Paulo, onde nasci em 1961, numa das muitas famílias paulistanas de origem vêneto-friulana. Adorava caminhar pelas cidades italianas, mas por motivos de saúde, não posso mais fazê-lo. Morei por quinze anos em Milão, onde tenho amigos, ensinava e dirigia uma excelente companhia teatral. Voltei a São Paulo em 2000. Escrevo, ergo viajo.

PierinoPierino (mail: [email protected])

Como dizia Vinícius de Moraes, "a vida é a arte do encontro…".
O Ponto de Encontro se propõe como "um ponto de partida, um início de viagem para todos aqueles que amam viajar e que queiram viajar conosco..." Eu já viajei muito, mas gosto da ideia de começar esta nova viagem virtual com o Ponto. Sou italiano, moro em Gênova, todos os anos vou matar saudades em Porto Alegre, onde trabalhei cerca de três anos e onde encontrei muitos amigos carissimos. Tenho vários interesses: literatura, história, música e… adoro o som acariciante do idioma português.

Roberto

Roberto

Sou Roberto, tenho a idade da "Garota de Ipanema", mas a pele menos dourada.
Toco o violão, vou de bicicleta, faço o papai do Diego e traduções português-italiano pelo Ponto de Encontro. Faço também viagens, mas menos do que precisaria: vi uma parte do Portugal, mas nada do Brasil. Precisa remediar.

Tatiana

Sou brasileira, nascida e residente em São Paulo. Jornalista, admiradora da Itália e de sua cultura, história, arte, culinária, é com muito prazer que colaboro com o Ponto. Amo especialmente as cidades de Firenze e Perugia, onde tive a particular oportunidade de estudar e conhecer caríssimos amigos; e Pellezzano, na província de Salerno, de onde vieram queridos antepassados.

ThadeuThadeu

Estou aqui porque simpatizei muito com a proposta do site. Acredito no trabalho voluntário e no trabalho de equipe. Acho que cultura deve ser disponibilizada em qualidade e quantidade cada vez maiores. É uma honra, talvez imerecida, estar neste time.

Sou programador amador e gosto de idiomas. Físico de formação, mas com passagens em várias outras áreas, tive muitas profissões e pouca sorte. Vou sobrevivendo e sempre inventando coisas.

TizianaTiziana (web: www.igbin.it - mail: [email protected])

Formalmente sou italiana, mas o meu coração ficou nalguma ladeira do Pelourinho...

Tenho 34 anos e moro em Genova, onde formei-me na faculdade de Letras, com uma tese sobre o Candomblé da Bahia.

Tradutora (sobretudo) de português, sou apaixonada por tudo o que é cultura brasileira: desde as mil cores e sons do candomblé e da capoeira até os mil perfumes da cozinha baiana.

VeraVera

Sou brasileira, de Niterói/RJ e desde criança tenho uma paixão inexplicável pela Itália, principalmente, para a compreensão de uma menina, que curtia a Jovem Guarda, os Beatles e Peppino di Capri com a mesma intensidade. E cheguei ao Ponto de Encontro, como uma arte do encontro mesmo, no sentido literal. Assim, naturalmente e prazeirosamente, me disponho a ser colaboradora do site principalmente nas traduções para o português.

vittorioVittorio (mail: [email protected])

Mesmo sendo de 1954, nunca deixei de me maravilhar, de brincar (na foto, me
empenho numa partida de uril com minha filha Ilaria) e de fazer perguntas.
Amo a musica, mas sou desafinado, e os livros, mas escrever me cansa.
Curioso ao ponto de ser irritante, encontrei nos cabo-verdianos disponibilidade e compreensao que quero retribuir com toda a morabeza que serei capaz, graças às oportunidades que O Ponto de Encontro me ofereceu.

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Per suggerire un sito
Falemos | Forum