O Ponto de Encontro - Banner
Home ArteS Um capítulo à parte (pagina in italiano)
Por Elizabett Santos

Um capítulo à parte

O museu de Arte de São Paulo (MASP)

A parceria entre o Brasil e a Itália tem deixado ao longo da História um legado de muito sucesso para ambos os países. Na abertura da seção ArteS do Ponto, não poderíamos deixar de falar de algo que rende frutos até hoje.

É um capítulo à parte. Trata-se do MASP, Museu de Arte de São Paulo. Foi inaugurado em 2/10/1947 por Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários e Emissoras Associados e pelo professor Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte na Itália (com a ajuda de uma série de simpatizantes e amigos). Iniciou suas atividades no prédio dos Diários Associados, passando para o atual local em 7/11/68. Está situado na Av. Paulista, 1578. O prédio atual foi projetado por Lina Bo, arquiteta formada em Roma e esposa de Pietro Maria Bardi.

É o primeiro centro cultural do país. Recebe inúmeros eventos artísticos relacionados à Pintura, Escultura, Gravura, Arquitetura, Design, Moda, Música, Dança, Escola, Teatro, Cinema, Workshops, Lançamento de livros, palestras e Conferências. Para atender estas necessidades mantém Pinacoteca, Biblioteca, Fototeca, Filmoteca, Videoteca, Cursos de Artes e serviço educativo de apoio às exposições, exibição de filmes e concertos musicais de interesse artístico e cultural. Com um acervo de cerca de 5,5 mil obras, é considerado o mais importante museu de arte da América Latina. Conta com trabalhos de pintores e escultores como Rafael, Cézanne, Monet, Renoir, Van Gogh e Picasso, entre outros. Entre os brasileiros, estão nomes como Cândido Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Com certeza será palco de muitas exposições, mostras e artistas apresentados na Seção ArteS do Ponto(Elizabett Santos, O Ponto de Encontro, 23/2/2006).

 LINK:

Site oficial, histórico, coleção, biblioteca, serviço educativo
Um pouco da arquitetura e de Lina Bo Bardi

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum