O Ponto de Encontro - Banner
Home ArteS Mostras Luz e sombra (pagina in italiano)
 

Luz e Sombra

Arte italiana do Renascimento e Barroco em São Paulo

Os nomes mais representativos da arte italiana dos séculos XVI e XVII estão em uma exposição inédita no Brasil que inaugura esta semana na Pinacoteca do Estado em São Paulo (onde vai permanecer até 30 de abril, seguindo depois para o Rio de Janeiro até 8 de junho).

A mostra "Luz e Sombra na Pintura Italiana entre o Renascimento e o Barroco", idealizada pelo famoso crítico de arte italiano Vittorio Sgarbi, traz 65 pinturas de nomes italianos como Tiziano, Lorenzo Lotto, Tintoretto, além de alguns artistas europeus que viveram na Itália no mesmo período, como El Greco e Van Dick. Todas as obras pertencem à Luigi Koelliker, famoso colecionador italiano que adquiriu uma das mais amplas e representativas coleções da arte italiana antiga.

A mostra concentra-se na produção artística desenvolvida na Itália nos três principais centros da arte do país na época: Veneza, Bolonha e Roma. Em sua grande maioria, as telas mostram retratos e documentam um dos aspectos mais eloqüentes e significativos da arte italiana do Barroco e do Renascimento: o tratamento pictórico da luz e da sombra.

 

Luz e Sombra na Pintura Italiana entre o Renascimento e o Barroco
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 - São Paulo
29 março - 30 abril 2006
de terça a domingo, das 10h às 18h

Voltar à página principal (em português) | Tornare alla pagina principale (in italiano)
Para sugerir um site | Colaborar
Contato | Forum